Eventos da XXXIII Semana de Engenharia e Arquitetura

A Semana de Engenharia, em sua 33ª edição, contou com palestras, minicursos, oficinas, teatro, além de eventos diversos em que os alunos dos cursos de Engenharia e de Arquitetura puderam participar de competições em várias áreas do conhecimento.

Pontes de Papel

Foram premiados na tarde da quarta–feira da semana passada, dia 6, os projetos ganhadores do Concurso Pontes de Papel, realizado durante a XXIII Semana de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ao todo, 22 trabalhos, pontes montadas a partir de papel com a ajuda de cola e tesoura, passaram por avaliação. Durante quase três horas o público, que compareceu em grande número no Anfiteatro da Engenharia, acompanhou o desenvolvimento de uma das mais emocionantes categorias do concurso: a exatidão de projeto ou rompimento. Nessa fase, as pontes ficavam ligadas a um balde que era abastecido com água, sendo considerado rompimento quando o recipiente encostava no chão. Aqueles que não atingissem 2 kg eram desclassificados, já os que suportassem um peso de 6 kg, ou que mais se aproximasse dessa medida, conquistavam a exatidão de projeto. Uma balança eletrônica registrava o peso.

Os vencedores do concurso na categoria geral (com avaliação de todos os quesitos) foram: a equipe Safena na primeira colocação; em segundo, a equipe Colando pra Quebrar; e em terceiro, a equipe K-6. Eles receberam a quantia de R$ 500, R$ 300 e R$ 200 respectivamente. Também foram premiadas com medalhas as categorias estética, eficiência (relação carga/peso) e exatidão de projeto (ver quadro).

Beer Game

Durante a XXXIII Semana da Engenharia na UFJF, a Mais Consultoria e o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (GET Produção), com o apoio da Faculdade de Engenharia da UFJF e do Diretório Acadêmico Clorindo Burnier, organizaram o BEER GAME, a competição da Engenharia de Produção. O jogo consiste em simular a cadeia de abastecimento da cerveja dividida em quatro níveis diferentes: Varejista, Atacadista, Distribuidor e Fábrica. O objetivo do jogo é que cada equipe, composta por 4 alunos representantes de cada nível, conseguisse gerenciar os pedidos entre si atendendo a demanda variável do consumidor final, de forma a reduzir ao máximo o custo total da mercadoria, levando-se em consideração atrasos na entrega, manutenção do estoque e custos de transporte, além do tempo para concluir o jogo. O software utilizado é o UFV Beer Game, desenvolvido pelos Professores Bernardo Giori Ambrósio (Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – UFOP) e José Luis Braga (Departamento de Informática – UFV).

Inscreveram-se para a competição 15 equipes compostas por 4 alunos cada, totalizando 60 participantes. Nesta última segunda-feira ocorreu a fase eliminatória da competição, da qual saíram apenas 8 equipes classificadas para a fase seguinte.

A equipe vencedora da competição foi a “PRO12”, composta pelos alunos do 10º período de Engenharia de Produção da UFJF: Gustavo Cunha de Bittencourt, Taínna Lourenço Brito, Thales Augusto dos Santos e Marina Weil Afonso.

O GET Produção, a Mais Consultoria, o NEMPE (Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Engenharia) e a Faculdade de Engenharia parabenizam a equipe vencedora e todas as equipes participantes.

Olimpíadas de robôs

Uma das modalidades disputadas foi o futebol de robôs. Oito equipes participaram, incluindo estudantes do Instituto Federal de Volta Redonda (RJ). As máquinas eram de dois tipos, as guiadas por controle remoto ou monitoradas por computador, que processava as imagens de campo e direcionava os robôs.

Cada time era formado por três máquinas, cujas medidas não deviam ultrapassar 7,5 centímetros, e três estudantes, que podiam ficar na área de jogo e atuar como “coordenador”, “técnico” e “treinador”. A partida foi dividida em dois tempos de cinco ou dois minutos, com situações determinadas para falta e penâlti, sob o olhar de um juiz. Em busca do gol, as máquinas correram atrás de uma bola de golfe em um campo de madeira de 1,5 metro de comprimento por 1,3 metro de largura.

Assista no link abaixo o vídeo sobre a competição: