Workshop de Imersão: Tecnologia e Inovação – desafios na formação de profissionais de Engenharia para o Século XXI, contou com a participação da Faculdade de Engenharia

Realizado na sede da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) em São Paulo-SP no período de 23 a 25 de agosto de 2010, o workshop contou com a participação do prof. Hélio Antônio da Silva, Diretor da Faculdade de Engenharia e do prof. Vanderli Fava de Oliveira, Coordenador do curso de Engenharia de Produção.

O workshop foi organizado pelo grupo INOVA do CNI / SENAI / IEL, com cerca de 50 participantes representando os setores interessados na formação dos profissionais de Engenharia do século XXI. Estiveram presentes representantes dos órgãos governamentais – CAPES, CNPq, FAPEMIG, FAPESP – da Industria – CNI, SENAI, IEL, FIESP e CIESP – e de decanos das 30 principais e mais antigas escolas de Engenharia do País. Além disso, o workshop contou com o apoio e participação da ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e de conferencistas internacionais da Inglaterra, EUA, Alemanha, Coréia do Sul e Dinamarca.

Como resultados do evento, destaca-se a formulação de propostas de ação pelos participantes que foram divididos em grupos regionais. O grupo RIO-MINAS (UFJF, PUC-RJ, UFRJ, UERJ, IME) apresentou as seguintes propostas:

– Apoiar e Divulgar o Programa Regional de Emprendedorismo e Innovación en Ingeniería – PRECYTIE (Brasil, Argentina, Chile e Unruguai) nas Escolas de Engenharia.

– Constituir uma rede de aprendizagem em Engenharia para atender a demanda da empresa através da contextualização do conhecimento em problemas reais da engenharia: atuam discentes, docentes e pessoal da indústria.

– Atualizar permanentemente os docentes de engenharia: 1 – estagio em indústria; 2 – estágio em Instituições com propostas inovadoras de aprendizagem no exterior e atualização pedagógica, para adequação às novas técnicas e metodologias, para melhoria da formação profissional e, inclusive, para desenvolvimento das atividades pela Rede de aprendizagem.

– Criação de projetos inovadores na Graduação – Criação de Bolsas de Produtividade – Programa de incentivo a projetos pedagógicos inovadores para a graduação – Financiamento dos projetos inovadores para formar melhores engenheiros para o exercício profissional, especialmente parta o empreendedorismo e inovação.

– Criação de um centro de Informação sobre a formação e exercício profissional em Engenharia, para obtenção de dados sobre: formação (cursos, evasão, concluintes, etc) e exercício profissional (atuação, demanda por profissionais, etc).

Veja no link abaixo a repercução do evento na imprensa:

PORTAL EXAME

A foto abaixo registra a participação do prof. Hélio, do prof. Vanderli e do Presidente da ABENGE, João Sérgio Cordeiro.