Workshop “Atualidade e Perspectivas da Engenharia Civil”

O Colegiado do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora realizará o workshop “Atualidade e Perspectivas da Engenharia Civil” no dia 1º de setembro de 2010, entre 13:30 e 18:30, no Anfiteatro Eng. Cristiano Degwert da Faculdade de Engenharia. O evento visa articular, através de uma discussão ampla entre atores representativos do ramo, uma visão sobre o panorama atual da Engenharia Civil e um olhar prospectivo para o futuro próximo – 10-20 anos.

A discussão envolverá representantes de entidades de classe, empresas de engenharia de pequeno e grande porte e do mundo acadêmico, tendo também a participação discente através do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia e da Empresa Júnior “Porte Engenharia & Arquitetura”.

Espera-se que, a partir das discussões, seja possível chegar a um esboço do perfil dos Engenheiros Civis que serão necessários para atender as necessidades da nossa região, do nosso país e do mundo na perspectiva. Desse modo, será possível colher informações valiosas para subsidiar a reforma curricular que será promovida proximamente pelo Colegiado do Curso.

A dinâmica de trabalho a ser desenvolvida contempla três mesas temáticas em seqüência: Entidades de Classe, Empresas de Engenharia e Academia. Cada uma das mesas será coordenada por um moderador, que terá a responsabilidade de abrir o debate com uma fala estimada em 15 minutos, deixando, a seguir, espaço de 45 minutos para um debate com os outros convidados, que contribuirão com suas visões sobre o tema dentro de um tempo total de 60 minutos. No final da jornada, moderadores e representantes das três mesas abrirão o espaço de discussão para os participantes do evento.

O evento é coordenado pelos Professores Antônio Eduardo Polisseni e Mauricio Leonardo Aguilar Molina, membros do referido colegiado, e conta com o patrocínio da Faculdade de Engenharia e a parceria do Centro de Educação à Distância da UFJF, do Diretório Acadêmico “Clorindo Burnier” e da Empresa Júnior “Porte Engenharia & Arquitetura Jr.”, da Faculdade de Engenharia da UFJF.

Convidamos a toda a comunidade da Faculdade de Engenharia da UFJF participar no evento. O Colegiado do Curso de engenharia Civil determinou a suspensão das aulas no dia 1 de setembro a partir das 13:30 para possibilitar a participação de alunos e professores do curso.

Será emitido certificado para aqueles alunos que assistirem a todo o evento.

13:30-14:00 – Registro de participantes
14:00 – Abertura do evento pelo Diretor da Faculdade de Engenharia
14:10-15:10 – Apresentação da Mesa Temática 1
15:10-16:10 – Apresentação da Mesa Temática 2
16:10-16:30 – Intervalo para café
16:30-17:30 – Apresentação da Mesa Temática 3
17:30-18:30 – Discussão com membros das três mesas temáticas e Encerramento

Composição das mesas

Mesa Temática 1: Entidades de Classe
Convidados: Engenheiros representantes do SENGE-MG, do Clube de Engenharia de Juiz de Fora, do SINDUSCON e do CREA-MG.

Mesa Temática 2: Empresas de Engenharia
Convidados: Engenheiros representantes da ANTT, da Empresa COPI, da Construtora Norberto Odebrecht e da “Porte Engenharia e Arquitetura Jr”.

Mesa Temática 3: Academia
Convidados: representantes de instituições acadêmicas tais como a COPPE/UFRJ, UFJF, além de representante do DAENG/UFJF.