Engenharia Mecânica da UFJF engajada na luta contra a Dengue

No artigo “Frio pode inibir epidemia de dengue em Juiz de Fora” de Ricardo Beghini – do Jornal Estado de Minas, publicação de 08/06/2010, foi dito: “a população de Juiz de Fora convive com a pior epidemia de dengue de sua história. O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) contabiliza 8.686 notificações. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, a expectativa é que a cidade alcance a casa das 10 mil notificações até o fim do ano. O número é quase dez vezes maior que em 2008, até então, o período de maior incidência da doença no município”. Portanto, a epidemia de dengue em nosso município está atingindo índices alarmantes, com tendência a se tornar mais crítica à medida em que se aproxima o verão e o período de inverno vai sendo ultrapassado.

Para o combate à epidemia da dengue, um conjunto de medidas tem que ser tomado, mas sem sombra de dúvidas toda a sociedade deve estar engajada nessa luta para que essas medidas sejam efetivas. A Universidade, seguindo seu objetivo de pesquisa e extensão, tem muito a contribuir nessa luta: desenvolvendo novas tecnologias; contribuindo para o conhecimento do ciclo da doença; criando estratégias de combate; etc.

Com o intuito de contribuir para o combate da forma alada do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, um grupo de alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da UFJF, coordenado pelo Professor Marco Alves, do departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, desenvolveu um protótipo de um equipamento de nebulização de inseticida que utiliza tecnologia derivada de motores aeronáuticos do tipo turbinas a gás, podendo ser caracterizado como um equipamento nebulizador UBV (ultra baixo volume), portátil, que apresenta vantagens com relação aos similares nebulizadores UBV´s costais e aos populares “fumacês”. Não existe a pretensão de que o novo equipamento venha a substituir os convencionais, mas sim funcionar como mais uma arma no combate ao aedes aegypti.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria Municipal de Saúde está sendo contatado para que, em um trabalho conjunto, o equipamento seja testado em campo para verificação de sua eficácia. A expectativa é que a Engenharia da UFJF mais uma vez demonstre seu total comprometimento com o desenvolvimento social de nossa cidade, contribuindo para a qualidade de vida de seus cidadãos. Abaixo, imagens do protótipo e dos principais integrantes da equipe.