Fechar menu lateral

Câmara Aprova Criação de Parque Tecnológico

A Câmara aprovou a Mensagem 3822 que inclui como Área de Especial Interesse Econômico (AEIE), o Parque Tecnológico de Juiz de Fora no macrozoneamento estabelecido no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A intenção é promover o desenvolvimento sócio-econômico de Juiz de Fora e Região por meio da consolidação da rede científico-tecnológico local e sua integração econômica com a indústria do conhecimento e da inovação.O projeto busca elevar o nível médio de renda local e agregação de valor à matriz econômica. Isso se dará com a criação de espaço físico destinado a receber investimentos de empresas que apresentam processos produtivos intensivos em tecnologia e capital humano, além da ocupação econômica de mão-de-obra qualificada.

Para o alcance dos objetivos traçados, haverá adequação legal das condições urbanísticas e ambientais da área, aliada à promoção do desenvolvimento sustentável com a definição de parâmetros de ocupação e uso do solo adequados. A Câmara aprovou ainda a Mensagem 3823 que classifica como AEIE a área correspondente ao Distrito Industrial de Benfica e entorno. O local é destinado ao desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

A matéria recebeu emenda da Comissão de Legislação integrada pelos vereadores Julio Gasparette (PMDB), Noraldino Jr. (PSC) e Chico Evangelista (PP). Assim, a empresa que se instalar na AEIE e que venha a receber benefícios fiscais deverá, caso se transfira para outra cidade antes de completados dez anos da data de início de suas atividades, indenizar o município em 50% do total do que recebeu.

A escolha da área do Parque Tecnológico (Distrito de Torreões, 700 metros da BR-040) foi realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir de critérios técnicos que indicam que o Parque deva ficar estrategicamente instalado próximo aos centros de excelência científico-tecnológicos. A proximidade da área a estes centros, como UFJF, Embrapa, Instituto Cândido Tostes, e a excelente infra-estrutura disponível, destacando o fácil acesso às BR’s 040 e 440, foram fundamentais para a UFJF adquirir o terreno.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora, JF CLIPPING e Portal da PJF