Fechar menu lateral

Visitas ao Jardim Botânico da UFJF

MARIANA NICODEMUS E JACQUELINE SILVA
Repórteres

A UFJF começa hoje a agendar visitas ao Jardim Botânico na Mata do Krambeck, Bairro São Dimas, na Zona Norte. A entrega simbólica do parque, com mais de 845 mil metros quadrados, aconteceu ontem. No entanto, o espaço deve funcionar por apenas 30 dias e fechará para as obras de infraestrutura, que devem durar em torno de sete meses, de modo que a abertura definitiva pode ocorrer somente em 2011. O agendamento será feito na secretaria das pró-reitorias, pelo telefone 2102-3780, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Conforme o reitor Henrique Duque, as primeiras visitas terão entrada franca, mas ainda não foi definido se a gratuidade será mantida após a abertura oficial.

O plano de manejo, o projeto de infraestrutura – banheiros, estacionamentos e demais dependências -, e o programa de segurança também não estão prontos. Durante este período experimental, uma comissão chefiada pela pró-reitora de Pesquisa, Marta D’Agosto, ficará responsável por desenvolver a minuta de regimento interno, as diretrizes para o plano diretor e os editais de licitação das obras iniciais do parque, com assessoria da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. A proposta ainda será submetida à aprovação do Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Entre os projetos previstos para o parque estão trilha, laboratório de sementes, orquidário, bromeliário, jardins temáticos, borboletário, cidade das saúvas, auditório, lanchonete e loja. Um dos destaques deve ser o laboratório de sementes, que é obrigatório para a certificação como jardim botânico. Além de ser uma área de lazer, o parque deve ser utilizado para pesquisas, estudo e projetos de extensão.

Fonte: Tribuna de Minas, 23/06/2010