Fechar menu lateral

Formandos já saem empregados

Em algumas áreas, os profissionais nem chegam a formar e já estão empregados, como é o caso do curso de engenharia de produção. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, segundo o coordenador do curso, Vanderli Fava de Oliveira, os estudantes já são assediados por grandes empresas antes mesmo de terminar o curso. “Sempre recebemos pedidos de indicação de grandes empresas que não estão conseguindo encontrar esses profissionais no mercado.”

Ainda de acordo com Fava, todos os ex-alunos do curso, que está completando dez anos na instituição, estão trabalhando em suas áreas. “Poucos terminam o curso sem perspectivas de emprego. E os que saem sem, rapidamente conseguem oportunidades em programas de trainee ou mesmo ao enviar currículos.”

O engenheiro de produção Marcelo Neder, aluno da primeira turma do curso, conseguiu ser contratado um ano antes de se graduar. Após fazer intercâmbio ao longo da graduação e atuar na empresa júnior do curso, ele foi contratado para atuar na área de planejamento e controle de operações da MRS. Hoje, ocupa o cargo de especialista ferroviário de engenharia de transporte, é professor na UFJF e também tem um negócio próprio, de qualificação de profissionais na área de engenharia de produção. “Antes de entrar no curso, me preparava para fazer medicina e tentei o vestibular como um teste. Acabei gostando e fiquei”, diz o profissional. E ele diz que hora nenhuma se arrepende.

Fonte: Tribuna de Minas, 13 de junho de 2010, página 3