Fechar menu lateral

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Parte da sociedade se preocupa com a redução na utilização de matérias-primas, água e energia, implementando o princípio da precaução – uma abordagem holística e integrada para questões ambientais centrada na forma de produção de bens e serviços. Deste ponto de vista, a maioria dos problemas ambientais – o aquecimento global, a escassez dos recursos hídricos, a perda de biodiversidade – é causado pela forma e pelo ritmo de produção e consumo dos recursos naturais.

Assim, preconiza-se que os danos ambientais precisam ser evitados. Portanto, toda atuação deve ser feita na fonte dos danos e não depois deles terem sido gerados. Por exemplo, a prevenção requer alterações em traçados de estradas em vez de sua construção na beira de represas de abastecimento de água para consumo humano sem Plano de Emergência, que é o caso local, ou do vazamento de óleo no Golfo do México desde o dia 20 de abril sem que uma solução efetiva tenha sido encontrada, em nível mundial.

Como a questão ambiental lida com produção de riquezas e um modelo desenvolvimentista é uma luta difícil, porém necessária. Enfim, construção de grandes obras de engenharia sem estudo de impacto ambiental, contaminação de cursos d´água, supressão de florestas e sua biodiversidade, falta de políticas de reciclagem de resíduos sólidos, inexistência de tratamento de esgotos, falta de Planos de Saneamento e de Meio Ambiente, falta de transparência e de controle social de administrações públicas são marcas de uma sociedade em crise não somente com o seu modelo de seu desenvolvimento, mas com um valor mais profundo: a ética para a nossa sobrevivência.