Henrique Duque e José Luiz reeleitos para mais 4 anos

“Eleição, para quem está no cargo, é uma avaliação da administração”, definiu o reitor reeleito professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho. Com uma aprovação de cerca de 85% dos estudantes, 87% dos docentes e 90% do corpo de técnico-administrativos em educação (TAEs), ele assume por mais quatro anos ao lado do vice, professor José Luiz Rezende Pereira. Além de agradecer a todos da comunidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o reitor disse que a votação foi como uma “gasolina aditivada”, uma “pilha nova” para o próximo mandato, que prometeu realizar com mesma dedicação “de domingo a domingo”.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, ele atribuiu a vitória à gestão compartilhada que implantou em sua administração, afirmando que “aqui [na UFJF] não tem ‘Fla x Flu’”. Questionado sobre como pretendia manter o ritmo de investimentos nos próximos anos, o reitor avaliou que o momento é de “preparar a travessia para o ano que vem”, referindo-se à troca de governo. Duque quer assegurar a maior parte de recursos possíveis, ainda este semestre, para que, em 2011, o número de investimentos não caia. Sobre a especulação de entrar para a política, respondeu que seu desejo é de cumprir o mandato como reitor: “Temos muitas coisas a serem feitas e queremos deixar, pelo menos, aquilo que prometemos, realizado”.

Para o professor José Luiz, vice-reitor, o que mais o impressiona é a mudança de realidade entre a UFJF de quatro anos atrás e a de hoje. Durante a campanha do primeiro mandato, disse que ficou chocado com as condições, segundo ele, sub-humanas do HU na época. “Hoje, vale a pena visitar e ver uma CTI organizada, instalações limpas”. Também citou as mudanças no Instituto de Ciências Exatas (ICE), que “antes contava com carteiras quebradas e laboratórios sucateados.” Entre as propostas para a nova fase da administração, estão o foco acentuado na qualidade do ensino e da pesquisa e a conclusão das obras e projetos já iniciados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFJF, 22/05/2010