Fechar menu lateral

I SESMAZ – Quarta-feira (2o dia)

O problema da drenagem urbana, segmento do saneamento afetado de forma direta pela falta de uma política de resíduos sólidos, está sendo debatido entre terça e quinta-feira (18 a 20/5), no Victory Hotel, em seminário organizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. A drenagem urbana é o gerenciamento da água da chuva de modo a prevenir inundações.

O coordenador do evento, Homero Soares, afirmou que não existem projetos no país voltados para a drenagem urbana exclusivamente. O chamado lixo urbano é considerado agravante quando o assunto é enchente.

Segundo Homero, são necessárias políticas municipais de drenagem urbana. Ele lembrou que o Ministério das Cidades tem demonstrado preocupação com o assunto e destacou que um dos problemas é a falta de recursos para investir especificamente em drenagem pluvial.

Financiamento para água e esgoto você tem. Tem as companhias que operam, as tarifas que remuneram esse serviço. Agora, drenagem, cujos recursos são vultosos, não existe recurso, por exemplo, a fundo perdido, para financiar os investimentos.

Durante o seminário, será discutida a experiência da cidade de Barcelona, na Espanha, que conseguiu resolver a questão da drenagem urbana por meio de um sistema de gestão de bacias. Lá, a drenagem é vista como prestação de serviços similar às de água, esgoto e resíduos.