Fechar menu lateral

Resultado do Seminário sobre João Penido

Nova rodada de votação sobre a construção da estrada de acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, passando pelas margens da Represa Doutor João Penido, acontece na segunda-feira, em Ubá. O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) vai avaliar as considerações do Ministério Público, que é contra as obras de ligação entre a BR-040 e a MG-353, devido aos riscos de contaminação da área. Para pressionar os conselheiros, segundo o coordenador do Comitê S.O.S Represa João Penido, Wilson Acácio, será disponibilizado ônibus para o transporte de juizforanos contrários à construção até o local da votação. Representantes da entidade listaram ontem, em seminário na Câmara, os possíveis impactos da via.

No evento, o integrante do Conselho Regional de Química de Minas Gerais, Jorge Macedo, afirmou que a obra oferece risco à saúde pública, ao comprometer aquela que é fonte de 50% do abastecimento de água da cidade. Segundo ele, os riscos vão do tombamento de caminhões com produtos tóxicos ao próprio material utilizado na construção, que, em decorrência de chuvas e atritos, chegará até a represa. Como enfatizou, as estruturas destinadas ao bloqueio de impactos presentes no projeto não garantem segurança. O professor da UFJF, Cézar Barra, falou em nome do Núcleo de Análise Geoambiental da instituição, destacando que, com a abertura da via, virá a ocupação da área, potencializando os danos. Durante o seminário, ele apresentou três alternativas de ligação entre as duas rodovias.

A promotora do Meio Ambiente, Thaís Lamim Leal Thomaz, explicou que, independente dos resultados da votação, caberá recurso para as partes envolvidas. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que aguarda a decisão final do Copam, para definir os rumos do projeto e alegou que a construção foi planejada dentro da legislação ambiental.

Fonte: Tribuna de Minas, 13/05/2010