Fechar menu lateral

Carro autônomo do Departamento de Energia da UFJF

As pessoas que acreditavam que o fato de um carro andar sozinho era cena de ficção científica, surpreenderam-se com o que aconteceu no estacionamento da Reitoria na última quarta-feira, dia 21. Um carro autônomo, que tem inteligência artificial para andar e estacionar sem a presença de um condutor, foi apresentado pelo professor Leonardo de Mello Honório, do Departamento de Energia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de controle e navegação para veículos não tripulados (VNTs). O grande diferencial é a capacidade do carro de aprender com o motorista. Durante a demonstração, o carro efetuou um trajeto ao redor do estacionamento, além de manobras ao fazer uma vaga. Tudo isso sem a presença do motorista ao volante.

Segundo Leonardo, o projeto real é voltado para o agrobusiness, trazendo os avanços para máquinas de colheitadeira e ceifadeira. Para os automóveis o ganho é com os subsistemas. O subsistema de estacionamento é o mais viável porque é mais barato e fácil de implementar.

No mercado, já se pode encontrar sensores de obstáculos. O avanço em relação ao carro autônomo é que o alcance aumenta de cinco metros para 80 metros. Além disso, a capacidade de um carro normal é de uma leitura por segundo enquanto que com o carro autônomo é de 75 leituras por segundo.

O professor Leonardo ressalta a importância de pesquisas como esta para trazer visibilidade à instituição. “Quando você tem uma pós-graduação forte isso alavanca a graduação. As pessoas vêm por causa dos projetos, vêm por causa do nome da instituição”. Além da publicação de artigos acadêmicos em revistas internacionais, foi feito o pedido de patente do software. O trabalho tem parceria com o Grupo de Automação e Tecnologias de Informação (Gati) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Sua realização envolve uma parceria internacional, com a Universidade da Califórnia (UCI – University of California Irvine, nos EUA), e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (Inesc Porto, Portugal).

Fonte: Tribuna de Minas, 22/04/2010