Fechar menu lateral

Copam barra novo acesso ao aeroporto

O acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, nova via que seria implantada entre a MG-353 e a BR-040, ainda deve demorar para tornar-se realidade. Ontem a solicitação de licenciamento ambiental foi indeferida durante reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Ubá. Por nove votos a sete, os conselheiros decidiram por acatar o parecer da promotora do Meio Ambiente, Thaís Lamim Leal Thomaz, que apresentou vários aspectos ilegais no processo de construção da estrada. Preocupada com o Meio Ambiente e com os recursos hídricos, já que o acesso passaria próximo à represa João Penido, e por haver ainda dúvidas quanto a questões jurídicas que embasaram o licenciamento, a promotora já havia pedido, no mês passado, vistas do processo.

Após a decisão do Copam, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Setop) terão que apresentar novo projeto. De acordo com o professor de geotecnia e coordenador do curso de especialização em análise ambiental da UFJF, Cézar Henrique Barra Rocha, a autorização para a implantação do empreendimento só será dada se o traçado for repensado. “O parecer da promotora foi contundente. A maior parte dos conselheiros preferiu arquivar o atual processo porque nele não consta o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo relatório (Rima). O traçado deverá ser refeito, passando abaixo ou acima da cabeceira.”

O diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Júlio César Teixeira, também aprovou a decisão do Copam. “O Aeroporto é fundamental para o desenvolvimento da região, mas a represa é o principal manancial de Juiz de Fora. Por isso achamos que foi muito serena a decisão do Copam de, por precaução, não permitir a construção da estrada.”

Fonte: Tribuna de Minas, 23mar2010