Engenharia e ICE passam a ser parceiros do Inmetro

Ainda neste ano, laboratórios da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão se beneficiar de uma parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – o INMETRO. Além da possibilidade de acreditação de laboratórios, o convênio, firmado entre a UFJF e o Instituto, prevê o intercâmbio de experiências e capacitação de profissionais, a fim de qualificar ainda mais as atividades de pesquisa em nossa universidade.

A parceria vai atuar, principalmente, no campo da metrologia, desenvolvendo novos procedimentos de calibração de instrumentos e padrões na área de materiais, óptica, química e elétrica.

De acordo com o coordenador de Projetos de Pesquisa, professor Henrique Braga, a interação com o instituto permite alcançar resultados mais consistentes em processos realizados em laboratório. “O Inmetro é um órgão de grande referência no Brasil e na América Latina. A parceria traz para a UFJF a mesma qualificação de serviços, aprimorando técnicas e processos nos nossos laboratórios e contribuindo para a precisão na obtenção de resultados.” A cooperação reflete, ainda, na melhoria dos trabalhos de graduação e pós-graduação, formando profissionais de alto nível.