Responsabilidade Social da Faculdade (NASFE)

A população carente que não tem condições de financiar a construção ou regularização de suas casas possui, na cidade, uma alternativa: o Núcleo de Assistência Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde 2007, o Núcleo dá assistência técnica gratuita para o projeto de construção e regularização de habitações para famílias que possuem renda menor que três salários mínimos.

O Nasfe consiste na assessoria técnica em projetos, custos e serviços gratuitos de competência de engenharia e arquitetura da UFJF, fornecendo assistência elétrica, arquitetônica e sanitária das habitações. Além de viabilizar pró-melhoramentos de bairros, organizações sociais e Organizações Não-Governamentais (ONGs), que por força de sua constituição ou pelo baixo poder aquisitivo não possuem condições de pagar pelos serviços.

O trabalho do Núcleo é realizado por bolsistas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e financiado pela Fundação Centro Tecnológica (FCT) de Juiz de Fora. “O Núcleo é a prova de que a Universidade se preocupa em dar retorno à sociedade, confirmando sua natureza de uma instituição pública”, declara o coordenador do Nasfe, Mauro Campello.

“É muito importante perceber que o que foi planejado e orientado por nós deu resultado. Muitas pessoas compram materiais de construção em qualquer esquina e constroem sem orientação. Nós fazemos isso por elas”, diz o bolsista do projeto, o estudante de Arquitetura Diogo Moreira. O Núcleo presta somente a assessoria técnica do projeto, toda a demanda jurídica fica a cargo do interessado. O bolsista lembra de um dos projetos que participou: “A Prefeitura, em processo de fiscalização, notificou uma casa no bairro Centenário que tinha um muro invadindo a calçada e pediu regularização. O morador nos procurou e nós elaboramos o projeto. Ele encaminhou nosso trabalho, procurou financiamento e assistência jurídica e tudo ficou regularizado”.

Segundo o coordenador do Nasfe, a expectativa é de que, em 2010, o projeto se amplie. No momento, o Núcleo funciona em parceria com o Instituto Cidade, uma organização que coloca em prática projetos de desenvolvimento social na cidade, e o intuito é se tornar parceiro de outras instituições. “Com o aumento da demanda de projetos a intenção é agregar, à nossa equipe, bolsistas não só dos cursos de Engenharia e Arquitetura, mas de outros cursos da UFJF. Dando, assim, a oportunidade aos outros alunos de uma formação curricular com responsabilidade social.”

O Nasfe funciona no prédio da Faculdade de Engenharia, no Campus Universitário. As atividades do Núcleo serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 1º.

Outras informações: 2102-3475 (Nasfe)