Editais FAPEMIG 2010

O Edital Universal vai destinar R$ 24 milhões às pesquisas de qualquer área do conhecimento. Neste ano, a novidade é de que, desse total, R$23 milhões são provenientes da FAPEMIG e R$1 milhão do Cefet-MG. A participação do Cefet é uma novidade. Espera-se, com isso, incentivar seus pesquisadores a participar. As propostas enviadas pelos pesquisadores não podem ultrapassar os R$50 mil, as que tiverem o orçamento cortado em mais de 30% serão desclassificadas.

O edital “Manutenção e Equipamentos” tem como objetivo financiar reparos e manutenção de equipamentos de laboratórios. Ao todo, serão distribuídos R$2 milhões às propostas aprovadas.

Neste ano, a Fapemig oferece a quarta edição do Programa Pesquisador Mineiro (PPM). O terceiro edital do pacote irá fornecer R$7,44 milhões em cotas financeiras mensais a pesquisadores e tecnólogos com propostas aprovadas. Os pesquisadores que enviarem propostas ao Programa Pesquisador Mineiro não podem se candidatar ao Edital Universal e vice-versa.

O edital de “Aquisição de Livros Técnicos e Científicos para Pós-Graduação” vai destinar R$2 milhões às propostas aprovadas. O financiamento irá possibilitar a compra de títulos adotados em cursos de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com isso, busca fortalecer a pós-graduação no Estado..

Com o objetivo de beneficiar projetos de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, impressos ou eletrônicos, o quinto edital de “Apoio à publicação de periódicos científicos institucionais” contará com R$800 mil em recursos. Ele faz parte do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas

Já a Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico- Tecnológico (BIPDT) destinará o total de R$2 milhões através do sexto edital. Servidores públicos estaduais que atuam como pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa do Estado, com projetos financiados por agências oficiais, poderão enviar propostas.

Dois milhões de reais é o valor prescrito pelo sétimo edital do pacote, de “Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento”. O objetivo é fomentar a criação, a estruturação e a manutenção desses Núcleos que são responsáveis pela proteção à propriedade intelectual e à comercialização das tecnologias obtidas por meio de pesquisas nas instituições contempladas.

O edital de número 8 vai financiar projetos que têm como objetivo democratizar o acesso às informações sobre ciência e produção do conhecimento, assim como a estruturação de museus, centros e parques de ciência. As propostas aprovadas vão receber R$1 milhão.

Transformar a realidade social a partir da integração entre universidade e a comunidade. Este é o principal objetivo do nono Edital do pacote “Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”. Os trabalhos submetidos receberão R$ 1 milhão e devem ser desenvolvidos por grupos extensionistas de pesquisa, formados por pesquisadores de uma ou mais instituições.

O Projeto Santos Dumont, através do edital 10, tem o objetivo de propiciar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, estimulando o espírito empreendedor de alunos da graduação. O edital irá financiar as propostas aprovadas com a verba de R$500 mil.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto de iniciação científica, tecnológica ou de inovação e submetidas, obrigatoriamente, em versão eletrônica e enviadas até as datas estipuladas pelos respectivos editais dentro dos pré-requisitos exigidos pelos mesmos. O número de bolsas concedidas vai corresponder ao limite dos recursos disponíveis em cada edital.

Os resultados dos recursos serão comunicados por escrito aos pesquisadores concorrentes e publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em forma de extrato e, na íntegra, na página da Fapemig, no endereço eletrônico www.fapemig.br.

As datas de envio das propostas e os links para os pré-requisitos previstos nos 10 editais podem ser visualizados no quadro abaixo.

Outras informações: (32) 3229-3784 /(32) 3229-3766

01/10 – Universal – 24 milhões – 16 de março

02/10 – Manutenção de Equipamentos – 2 milhões – 6 de abril

03/10 – Programa Pesquisador Mineiro – 7,44 milhões – 8 de abril