Começa o II Programa de Mobilidade Acadêmica

Cerca de 40 estudantes de 11 universidades e institutos federais brasileiros e da Universidade Tecnológica de Bolívar, na Colômbia, estarão na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir deste domingo, 17, desenvolvendo atividades teóricas e práticas no curso de Engenharia Elétrica.

Eles fazem parte da 2a edição do Programa de Mobilidade Acadêmica, promovido pelo Laboratório de Eficiência Energética (Leener), juntamente com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso. O encontro será realizado até 24 de janeiro.

A ideia é apoiar a consolidação de uma cultura do uso racional de energia elétrica através da formação de multiplicadores e através de suporte técnico à comunidade. De acordo com um dos coordenadores do projeto, professor Danilo Pereira Pinto, esse programa foge ao padrão de mobilidade acadêmica existente, sendo um tipo diferenciado de atividade extracurricular com duração de uma semana.

A programação é composta de 40 horas de trabalho e 10 horas destinadas à integração dos participantes. Danilo explica que o período é rico e produtivo, pois os alunos têm a chance de conhecer empresas do ramo, museus e pontos turísticos da cidade, sem contar a experiência de passar um tempo com pessoas de outras culturas e diferentes formações acadêmicas.

Na primeira edição do evento, realizada em janeiro de 2009, estudantes de nove universidades participaram do programa.

Dentre as atividades planejadas, está a palestra do professor Ari Rocha, com o tema “A construção de um futuro sustentável”, que marca a abertura oficial da semana.

A palestra abordará a ideia da construção do futuro e a realidade da universidade nesse contexto. O tema também irá tratar as potencialidades de cada participante: “nossa proposta é levantar questões, pois é preciso que as pessoas aprendam a resolver problemas. Quais seriam nossas potencialidades? Até onde podemos chegar?”, indaga o professor.

Estão inscritos alunos das federais do Pará, Campina Grande (PB), do Pampa (RS), Goiás, Minas Gerais e Uberlândia (MG). As universidades estaduais de Santa Catarina, São Paulo – campus Ilha Solteira, Campinas (SP), além dos institutos federais da Paraíba e de Leopoldina (MG) também inscreveram estudantes. Da Colômbia, estão previstos dois alunos.

Toda a comunidade acadêmica e demais interessados estão convidados a participar do evento, a ser realizado na sala de escadinha da Faculdade de Engenharia, no campus universitário.