Fechar menu lateral

Convite – Defesa de Dissertação de Mestrado em Modelagem Computacional

Defesa de Dissertação de Mestrado em Modelagem Computacional

DATA: 27/01/2010
HORÁRIO: 14:00h
LOCAL: Sala 4118 da Faculdade de Engenharia (Anfiteatro “Escadinha”)

“Estratégia para a Solução Numérica do Problema Inverso da Identificação de Inclusões em Domínio Condutor”

Mestranda: Franciane Conceição Peters

Orientador: Prof. Luis Paulo da Silva Barra

Banca Examinadora:
Prof.: Luis Paulo da Silva Barra (UFJF), D.Sc.
Prof.: José Claudio de Faria Telles (UFRJ), D.Sc.
Prof.: Rodrigo Weber dos Santos (UFJF), D.Sc.

Resumo:
A construção de imagens associadas à distribuição de condutividades no interior de um meio condutor a partir de injeção de corrente elétrica e medidas de potencial no contorno externo do corpo é uma técnica conhecida como tomografia por impedância elétrica. É um problema inverso que tem sido estudado visando aplicações clínicas, monitoramento de processos industriais, investigação geofísica, etc. Em algumas aplicações, recai-se no problema da detecção de inclusões.

Este problema inverso pode ser resolvido por meio da minimização de uma função da diferença entre potenciais medidos no contorno e calculados para uma dada distribuição de condutividades. O presente trabalho desenvolve uma estratégia para a solução deste problema baseada na parametrização da geometria do contorno das inclusões cujas formas e dimensões se pretende determinar.

O problema de mínimos quadrados não-linear resultante é resolvido por meio do Método de Levenberg-Marquardt e a solução do problema direto é obtida com a utilização do Método dos Elementos de Contorno. Para avaliar o desempenho da estratégia proposta são apresentados resultados numéricos envolvendo contornos definidos por splines, problemas com a presença de ruído nas medidas, avaliação de protocolos de injeção/medição e ainda uma aplicação voltada ao funcionamento cardíaco.