MEC autoriza mais de 5 mil provimentos para as Ifes

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União da última quinta-feira (24/12) a portaria nº 1.224, que autoriza 696 provimentos de docentes, distribuídos entre 26 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e a portaria nº 1.225, que autoriza 4.502 provimentos de cargos técnico-administrativos, distribuídos entre 55 Ifes. As duas portarias somam 5.198 autorizações de provimentos.

Segundo a presidente em exercício da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reitora Ana Dayse Dorea (Ufal), o MEC informou que a distribuição das 696 vagas de docentes foi feita de modo a atender as Ifes menores, excluindo algumas instituições, uma vez que o quantitativo liberado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) não é suficiente para atender a todo o sistema.

Os provimentos autorizados destinam-se ao atendimento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni 2008 e 2009), ao Programa de Expansão das Universidades Federais 2008 e 2009 e à Universidade Aberta do Brasil (UAB 2008).

Fonte: ANDIFES, 29/12/2009