Capes/Cofecub: Faculdade é contemplada!

Após analisar 143 propostas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) selecionaram 35 novos projetos para o programa de intercâmbio científico entre Brasil e França. As atividades têm início em março de 2010. Além das novas propostas, outros 24 projetos receberam aprovação para continuar suas atividades.

Os projetos aprovados recebem passagens aéreas para pesquisadores brasileiros em missão na França; diárias para pesquisadores franceses em missão de trabalho no Brasil; bolsas de estudo para doutorandos e docentes brasileiros na França; recursos de custeio para a equipe brasileira, no valor máximo de R$ 10 mil.

Criado em 1978, o programa Capes/Cofecub resultou até agora em 659 projetos em todos os campos disciplinares. Atualmente 120 projetos estão em vigência.

O apoio consiste em fomento a missões de trabalho, bolsas de estudo e recursos de custeio. Missões de trabalho são viagens de pessoas da equipe do projeto, com duração entre dez e 21 dias. As bolsas são ajudas de custo concedidas a estudantes brasileiros indicados pelo coordenador do projeto, nas modalidades pós-doutorado e estágio de doutorando no exterior (doutorado-sanduíche). São concedidas duas bolsas por ano de execução do projeto.

Cada equipe pode apresentar apenas uma proposta de projeto, o qual deve ter duração máxima de quatro anos. Sua composição é de quatro pesquisadores vinculados a curso de doutorado de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras, tendo como coordenador um docente com título de doutor há pelo menos quatro anos. A proposta deverá conter previsão de formação de recursos humanos nas modalidades doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral.

A Faculdade de Engenharia por meio de um conjunto de professores da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção teve um projeto de intercâmbio aprovado.