Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica: até 4 de dezembro

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica. As inscrições podem ser feitas até 4 de dezembro. Os cursos estão divididos em duas áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas Eletrônicos. Já estas estão subdivididas em três linhas básicas de pesquisa: Métodos computacionais aplicados a sistemas de energia, Eletrônica de Potência e Processamento de Sinais e Telecomunicações. O curso de Mestrado foi criado em 1998 e já titulou 76 mestres. Já o curso de Doutorado teve início em março deste ano.

Durante os cursos, os alunos têm acesso a 18 laboratórios, disponibilizados pela Faculdade de Engenharia. Serão preenchidas até dez vagas para o Curso de Mestrado e até cinco para o Doutorado por área de concentração. A seleção dos candidatos consiste em análise de curriculum vitae, histórico escolar do curso de graduação e, no caso dos candidatos ao Doutorado, análise do histórico escolar do curso de Mestrado. Além de apreciação das folhas de referência. Para a seleção dos candidatos ao Mestrado, será também analisada uma lauda redigida pelo candidato justificando seu interesse pelo curso e pela área escolhida. Já para os candidatos ao Doutorado, será analisado o projeto de pesquisa sobre o tema que vai ganhar aprofundamento durante o curso.

Os candidatos selecionados, assim como alunos regulares em tempo integral, podem ser contemplados com bolsas de estudo pela Capes, pelo CNPq, pela Fapemig ou pela UFJF. Para o Mestrado, o período de concessão das bolsas é de, no máximo, dois anos e, para o Doutorado, quatro anos. As bolsas são concedidas somente para os alunos que apresentam um bom desenvolvimento acadêmico e se dedicam exclusivamente ao curso, sem vínculo de emprego com outra instituição ou empresa.

Para se inscrever, os interessados devem possuir diploma de graduação ou mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas afins, fornecido por cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) ou de documento equivalente que comprove que o candidato está apto a realizar o curso.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, na Faculdade de Engenharia, Galpão 3, 4ª plataforma. O início das aulas está marcado para 1° de março de 2010. As inscrições também podem ser feitas pelo correio. Os documentos necessários para a inscrição e o edital completo do processo seletivo encontram-se no endereço:

Outras informações: 2102-3442 (Faculdade de Engenharia)