Fechar menu lateral

Mestrado em Modelagem Computacional está com inscrições abertas

 

modelagem_comput1Até o próximo dia 4 de dezembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Modelagem Computacional. Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), as inscrições devem ser feitas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, na Faculdade de Engenharia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Os interessados devem possuir diploma de graduação em Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Química, Física, Estatística ou áreas afins. O candidato deve apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos: formulário de inscrição, acompanhado de uma fotografia 3×4; três cópias autenticadas do diploma de graduação ou documento equivalente, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o respectivo curso; três cópias autenticadas da certidão de nascimento ou casamento; duas cópias do histórico escolar do curso de graduação; duas cópias do currículo no formato lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br); duas cópias simples da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais (através de certidão obtida em http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao_blank.htm) e militares. No caso de candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica; duas cartas de referência preenchidas por professores universitários ou profissionais vinculados a institutos de pesquisa, que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados.

O Mestrado em Modelagem Computacional está dividido em duas linhas de pesquisa. A primeira é a dos Métodos Numéricos Aplicados, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de métodos numéricos, para resolução de problemas de diversas naturezas descritos por modelos matemáticos. Já a segunda linha de pesquisa trata dos Sistemas Computacionais Aplicados, que destaca o desenvolvimento e a aplicação de técnicas oriundas da ciência da computação referentes à inteligência artificial, sistemas distribuídos e desenvolvimento de software a problemas emergentes de diversas áreas de conhecimento.

Os candidatos selecionados poderão ser contemplados com bolsas de estudo pela Capes, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) ou pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de acordo com a disponibilidade das instituições. Além disso, as bolsas serão concedidas somente para os alunos que apresentarem um bom desenvolvimento acadêmico e que se dedicarem em tempo integral e, exclusivamente, ao curso, sem vínculo de emprego com outra instituição ou empresa.

O início das aulas está previsto para março de 2010. Os documentos necessários para a inscrição e o edital completo do processo seletivo encontram-se no endereço https://www.ufjf.br/mmc/normas-e-regulamentos/processo-seletivo/

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional fica localizada na Faculdade de Engenharia, 4ª plataforma, Sala 4101.

Outras informações: 2102-3481 (Faculdade de Engenharia)

www.mmc.ufjf.br