Fechar menu lateral

Cotas Sociais e a UFJF

A UFJF pode ser a primeira universidade pública do país a adotar o critério baixa renda como forma de acesso ao sistema de cotas. A proposta de acabar com a atual reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e substituí-la pela política de oportunidades para estudantes comprovadamente mais pobres ainda precisa passar pelo Conselho Superior (Consu), mas já recebe elogios de educadores, responsáveis por instituições de ensino e líderes de movimentos sociais.

Para eles, a proposta pioneira da UFJF deverá ser tendência em todo o Brasil, “uma vez que o atual sistema já deu pistas que está cheio de falhas, por não atender, necessariamente, os mais excluídos”, como ressalta o pesquisador do Instituto do Trabalho e Sociedade Simon Schwartzman. “Para haver uma política de inclusão efetiva, ela deve se basear em critério de renda, que é socialmente mais justo, e não de raça ou de escola do ensino médio, que discrimina brancos pobres e famílias pobres que investiram na educação média particular.” Na UFJF, entretanto, o grupo A, destinados a negros, está mantido, com modificações. Ao invés de se reservar vagas para autodeclarados negros oriundos de escolas públicas, o grupo agora seria voltado a autodeclarados negros de famílias de baixa renda.

Para os profissionais, o novo critério também pode ter impacto local em políticas inclusivas do Governo federal, como o programa “Universidade para todos” (ProUni), que dá isenção fiscal a faculdades privadas que oferecem bolsas, totais ou parciais, a estudantes pobres inscritos no programa. Hoje, são 2.006 beneficiados em Juiz de Fora. “O estudante da educação pública, geralmente de pior qualidade, que teria direito à política compensatória das cotas, sonha mais com o ProUni que com as federais. Entende como um caminho mais fácil. Quando este entendimento mudar, quando ele se vir mais contemplado pelas políticas afirmativas, o quadro atual será revertido”, avalia o pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sergei Soares.

Fonte: Tribuna de Minas, 22/11/2009

A Faculdade de Engenharia decidiu, por meio de reunião do seu Conselho de Unidade no última dia 18, apoiar a proposta da UFJF de mudança na política de cotas de escolas públicas para cotas sociais nos Programas de Ingresso 2011.