Fechar menu lateral

Cresce 50% o número de candidatos ao vestibular

Quem presta vestibular no final do ano vai enfrentar uma concorrência mais acirrada: o número de inscrições para a seleção tradicional aumentou 47,7%. Foram 16.101 registros neste concurso contra 10.901 no anterior. A estatística total da seleção, relativa às inscrições do vestibular e dos três módulos do Pism, também subiu para 30.543, contra 28.140 do ano passado. Entre o programa seriado, o destaque ficou com o Pism III, com ampliação das inscrições em 6,3%. Os números aumentaram de 5.089 para 6.008. Já entre os módulos I e II houve queda – de 21% e 15% respectivamente.

Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Guerra, a maior procura pela UFJF está relacionada aos cursos novos oferecidos pela instituição, a expansão de vagas e ao enxugamento do concurso neste ano, com menos dias de exames. No vestibular e Pism 2010 são 530 novas oportunidades de ingresso. Todas, resultado da criação de dois cursos – engenharia mecânica e bacharelado interdisciplinar de ciências humanas – e da expansão de outras graduações existentes: engenharia elétrica (cinco novas habilitações), engenharia de produção, arquitetura, direito, serviço social e bacharelado interdisciplinar de artes. “Caso o Enem não tivesse vazado e, com isso, nós não tivéssemos adiado as nossas provas, acredito que o número de inscritos seria ainda maior. Houve uma certa dúvida dos candidatos em relação à remarcação das datas e, possivelmente, outros concursos podem ter se tornado coincidentes.”

Candidato/vaga
A relação candidato por vaga do vestibular e Pism 2010, assim como o número de concorrentes que farão as provas da primeira fase em uma das seis cidades indicadas no edital de seleção, será divulgada no dia 4 de dezembro.

Fonte: Tribuna de Minas, 20 de novembro de 2009