Engenharia Mecânica no Vestibular 2010

O Conselho Superior (CONSU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou na ultima reunião, 31 de agosto, a criação de 50 vagas para o curso de Engenharia Mecânica, que será oferecido no próximo Programa de Ingresso 2010 – PISM e Vestibular. As aulas serão no período vespertino e os alunos terão entradas semestrais, sendo 25 no primeiro semestre e 25 no segundo.

A Engenharia Mecânica foi o sonho de muitas gerações, mas agora com a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) foi possível sua criação.

O projeto foi elaborado pelos professores Marcos Borges e Romir Soares. A intenção, segundo Marcos, é implantar um curso de engenharia plena que contemplará as três linhas básicas da Engenharia Mecânica, ou seja, processo de fabricação, máquinas térmicas e projeto de máquinas. “É um curso que tem o perfil da engenharia tradicional, mais clássica, mas abrangendo áreas mais específicas.”

A necessidade de criação do curso se deu, entre outros pontos, para atender a demanda de mercado. De acordo com Romir Soares Juiz de Fora tem tradicionalmente uma característica industrial e, atualmente, há um grande número de empresas na área de metalurgia e siderurgia, existindo, portanto, uma demanda de mercado para o engenheiro mecânico. “Desde que surgiu a possibilidade de abrirmos o curso, recebemos um retorno positivo da comunidade que se mostrou interessada.”

Aliado a isso, o professor ressalta que há também a necessidade de se consolidar a pesquisa e o ensino da área na UFJF e que faltava, para isso, somente o curso de Engenharia Mecânica, já que a instituição oferece a Elétrica e a Civil. “É um momento histórico porque daqui a dez anos, com o curso totalmente solidificado, poderemos constatar o retorno para a universidade, para o município e para a região.”

Além de um corpo docente extremamente qualificado, que já se encontra em atuação na Faculdade, o curso de Engenharia Mecânica prevê a contratação de mais nove professores e investimentos em infraestrutura (laboratórios e equipamentos) que garantirão uma formação de extrema qualidade dos egressos.

Outras informações: 2102-3498 (professores Romir Soares e Marcos Borges)

Site: www.mecanica.ufjf.br