Fechar menu lateral

Hoje, Faculdade de Engenharia comemora 95 anos

 

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida para a comemoração dos 95 anos de sua fundação (1914-2009) que será realizada hoje, dia 21 de agosto, sexta-feira, às 20h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia – Anfiteatro Christiano Degwert.

Todo ano, é comemorado o aniversário de criação da Faculdade como uma forma de valorizar e preservar a sua memória, além de homenagear as gerações que ajudaram a construir esses 95 anos de história, sejam como alunos, professores e servidores.

Entre os eventos previstos, está a inauguração do Anfiteatro Christiano Degwert, a entrega da Medalha Clorindo Burnier ao professor Júlio César Oliveira Horta Barbosa e ao servidor técnico-administrativo Paulo de Melo Noronha Filho, e a apresentação dos cursos a serem oferecidos nos Programas de Ingresso 2010 – PISM e Vestibular.

Em julho, o Conselho Superior (CONSU) aprovou a criação de 120 vagas para o curso de Engenharia Elétrica, passando das atuais 90 para 210 e, ainda, a criação de cinco novas habilitações dentro da Engenharia Elétrica: Sistemas Eletrônicos, Energia, Robótica e Automação Industrial, Sistemas de Potência e Telecomunicações. Além disso, o curso de Arquitetura aumentou de 50 para 60 vagas, o de Engenharia de Produção de 40 para 60 vagas e ainda, neste ano, deve ser criado o curso de Engenharia Mecânica com 50 vagas.

Quem foi Cristiano Degwert?

Christiano Degwert nasceu na cidade de Juiz de Fora, no dia 26 de novembro de 1891. Em 1914, aos 23 anos, foi um dos seis primeiros formandos da primeira turma de Engenheiros de Obras Públicas da Escola de Engenharia de Juiz de Fora, sendo que, posteriormente, assume a Secretaria da Escola de 1914 a 1923. Também foi diretor da Faculdade de Engenharia nos períodos de 1924 a 1930 e de 1933 a 1959.

Em 1959, afasta-se por motivo de saúde que prolonga-se até sua aposentadoria compulsória, em 1961, quando completa 70 anos de idade. Assim, após 48 anos de magistério e 17.304 dias de trabalho deixa a Faculdade de Engenharia da UFJF, da qual foi um dos fundadores em 1914.

História

Em 1914, forma-se a primeira turma de engenheiros de trabalhos públicos composta de seis graduandos, que traz como lema “Iluminar, Sanear e Ligar cidades entre si”.

Inicialmente, a Escola de Engenharia foi instalada na Rua Halfeld nº 175-A, em um antigo casarão localizado entre a Avenida Rio Branco (antiga rua Direita) e a Rua Santo Antônio. Passou por quatro outros endereços até ser transferida para o Campus da UFJF.

Em 1973, parte da Faculdade é transferida para o campus da UFJF. Alguns de seus laboratórios ainda permanecem funcionando na Rua Visconde de Mauá. Foi somente na década de 90 que a Faculdade de Engenharia passa a ocupar definitivamente a plataforma 4 da UFJF.