Fechar menu lateral

Faculdade de Engenharia – 95 anos

O Instituto Politécnico da Academia de Comércio foi inaugurado em 23 de março de 1909, por iniciativa de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, conforme afirmou o Pe. Mathias M. Willems, diretor da Academia de Comércio, em seu discurso de inauguração. O Instituto Politécnico compreendia três ramos: eletricidade, arquitetura e agrimensura. Além destes, foi criado um curso básico, com ênfase na parte prática das “artes e ofícios”, com o objetivo de formar operários e mestres. Em 1910, o Instituto Politécnico contava com 23 alunos matriculados e, em 1912, colam grau os primeiros engenheiros eletricistas e engenheiros de obras públicas.

Em 1914, dificuldades relacionadas à disciplina religiosa ocasionaram o desligamento de um grupo de professores, inclusive de Clorindo Burnier Pessoa de Melo, formado pela tradicional Escola de Minas de Ouro Preto.

Assim, no dia 17 de agosto de 1914, portanto há 95 anos atrás, os professores Clorindo Burnier Pessoa de Melo, Asdrúbal Teixeira de Souza, Washington Marcondes Ferreira, Odilon Pereira de Andrade e o Sr. Christiano Degwert criavam a Escola de Engenharia de Juiz de Fora, destinada à formação de profissionais aptos a desenvolver obras de engenharia em geral e em particular obras referentes à eletricidade, hidráulica e estradas.

O professor Christiano Degwert, que lecionou em nossa escola durante 45 anos (1914-1959), nos legou uma importante lição: o sucesso na formação de engenheiros e arquitetos depende de aproximar as expectativas dos alunos com o conteúdo dos cursos oferecidos e com a necessidade do mercado de trabalho. Assim, nossa missão é clara: proporcionar aos estudantes de graduação e de pós-graduação das engenharias e da arquitetura e urbanismo uma educação de qualidade, por meio de tecnologias modernas e de professores e servidores comprometidos com a humanização, a ética e a responsabilidade social.

Hoje, na data em que a Faculdade de Engenharia completa 95 anos, gostaríamos de reafirmar o orgulho do nosso passado, a excelência no presente e a confiança no futuro. Queremos também, e principalmente, agradecer a todos que, durante estas nove décadas, contribuíram para o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia, à Universidade Federal de Juiz de Fora, que acrescentou à nossa história o Lvmina Spargere – Espalhar a Luz -, e, em especial, ao povo e à cidade de Juiz de Fora.

Júlio César Teixeira
Diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF