Fechar menu lateral

Tecnologia: 3G em Juiz de Fora. Quando?

Apesar do anúncio da vinda do ministro das Comunicações, Hélio Costa, para o lançamento da terceira geração da telefonia celular (3G) em Juiz de Fora, a oferta do serviço, na prática, esbarra em um possível acordo entre as operadoras, que impediria a venda de novos produtos enquanto houver o debate judicial acerca da Lei 11.045/2005, que trata da instalação de antenas no município. A vinda do ministro é aguardada para o dia 17.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julga, no dia 26 deste mês, o recurso impetrado pela Câmara Municipal, por meio de embargo declaratório. Em junho, a lei foi considerada inconstitucional pelo TJMG, atendendo ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela Fiemg.

A Tribuna procurou todas as operadoras ontem. A Oi informou que está fazendo os testes finais para lançamento do serviço Oi Velox 3G em Juiz de Fora. A Vivo informou que sua tecnologia 3G está em fase de testes e que a companhia aguarda apenas uma solução sobre a lei municipal para implantar o serviço em Juiz de Fora. A Claro, por meio de sua assessoria, diz que tem interesse em disponibilizar a tecnologia e já está com tudo pronto. Entretanto, em função de acordo feito com as demais empresas, vai aguardar o desenrolar do debate judicial acerca da lei. A Associação Nacional de Prestadores de Serviço Móvel Celular (Acel) preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Segundo o TJ, o embargo foi encaminhado para o relator Roney Oliveira no dia 30 de julho. Na quinta-feira passada, o relator pediu para colocá-lo em julgamento. O assunto já está na pauta da reunião da Corte Superior, que acontece no dia 26 deste mês. A briga judicial também é o motivo pelo qual as operadoras não oferecem, em definitivo, o sinal de celular no Expominas.

Sem a tecnologia 3G, os juizforanos deixam de contar com os benefícios como maiores taxas de transmissão de dados e melhor qualidade dos serviços de voz. Com o recurso, é possível, ainda, se conectar à internet, sem fio, com velocidade compatível com a da banda larga. A terceira geração possibilita agilizar o tráfego de dados e o download de arquivos, como jogos, músicas, vídeos e aplicações, como videochamada.

Fonte: Tribuna de Minas, 8/8/2009