Artigo: Nova Era

André Luís Marques Marcato
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFJF

Por decisão referendada na última reunião do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Curso de Engenharia Elétrica será completamente reformulado a partir de 2010. Com a adesão ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso que oferecia anualmente 90 vagas oferecerá 210 a partir do próximo vestibular e, até 2012, oferecerá 270 vagas. Para que o aumento da oferta ocorra mantendo-se e aprimorando-se a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, os docentes do curso apresentaram o novo Projeto Pedagógico, que será amplamente divulgado para a sociedade.

Com isso, ao se inscrever no Vestibular, o candidato deverá escolher (declarar a escolha) entre uma das cinco habilitações oferecidas, a saber: energia, robótica e automação industrial, sistemas eletrônicos, sistemas de potência e telecomunicações. A habilitação de energia será a única a ser oferecida no turno noturno.

O profissional formado em engenharia elétrica possui um campo de atuação extremamente abrangente e diversificado, pois pode atuar relacionando-se com praticamente todas as outras áreas do conhecimento. Por esse motivo, o novo projeto do curso tem como premissa garantir a formação básica em engenharia elétrica a todos os seus alunos, preservando-se a possibilidade de atuação profissional em todas as subáreas, independentemente da habilitação previamente escolhida.

Para cada uma das habilitações, haverá 36 vagas declaradas, 18 para cada semestre. Somente na habilitação energia, a ser oferecida à noite, os 36 alunos ingressarão no primeiro semestre. As vagas serão alocadas de acordo com as regras do PISM e de políticas afirmativas vigentes na UFJF.

De forma alternativa às vagas declaradas, serão oferecidas 30 vagas (6 em cada habilitação) para os candidatos que optarem pelo ingresso através das vagas não declaradas que se dão através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas. O aluno que ingressar na UFJF através desta modalidade poderá escolher qual será o seu segundo ciclo de formação profissional após cursar um conjunto pré-definido de disciplinas. Além das habilitações da engenharia elétrica, o aluno poderá optar por fazer o segundo ciclo em computação, estatística, física, química ou matemática. A escolha será priorizada de acordo com o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do estudante.

Fonte: Tribuna de Minas, Artigo, página 2, 4/8/2009