Fechar menu lateral

Ciência: 2009 – Ano Internacional da Astronomia

Há 400 anos, Galileu apontou seu telescópio para o céu e revolucionou a ciência

Uma pequena guinada para o homem, um grande salto para a Humanidade. Há 400 anos, ao direcionar seu telescópio para os céus – até então, esses instrumentos eram usados essencialmente para a navegação – o astrônomo italiano e professor de matemática na Universidade de Pádua, Galileu Galilei (1564-1642), iniciava uma série de observações que, entre outras coisas, comprovariam a tese de que a Terra gira em torno do Sol. Com isso, ele não apenas mudaria a nossa concepção do Universo, entrando em perigosa rota de colisão com os dogmas da Igreja Católica, como alteraria profundamente o pensamento humano. No percurso, esse mensageiro das estrelas (nome do livro no qual, mais tarde, descreveria suas descobertas) lançaria também as bases da astronomia moderna – 2009 é o Ano Internacional da Astronomia em sua homenagem – e do método científico.

– Galileu representa um dos maiores impactos que o conhecimento humano já sofreu – afirma o astrônomo Victor D’Avila, do Observatório Nacional. – Foi dele o grande passo da ciência moderna. Ele simplesmente descobriu a chave de como raciocinar de forma científica e objetiva. Os gregos acreditavam que raciocinar era suficiente. Galileu mostrou que era preciso observar, raciocinar, concluir e comprovar. E até hoje essas são as bases do método científico.

Até a guinada dos telescópios de Galileu, acreditava-se que o Sol, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra, que, imóvel, seria o centro do Universo. O clérigo polonês Copérnico já havia contestado essa visão geocêntrica do Universo em 1543, mas não havia conseguido provar sua tese de um Universo heliocêntrico. Pensava-se também, como Aristóteles e seus seguidores, que a Lua era perfeita, bem como os demais corpos celestes.

Ao se apropriar de um instrumento construído na Holanda e modificá-lo, tornando o telescópio até 32 vezes mais potente, Galileu conseguiu dar bases científicas para a tese heliocêntrica de Copérnico.

Sol e a Lua não eram esferas perfeitas como se pensava antes. Foi Galileu também que observou pela primeira vez as fases do planeta Vênus e as manchas solares.

Com tudo isso, Galileu removeu o homem de sua suposta posição privilegiada no Universo. Como a Terra, na visão do astrônomo, o homem não seria o centro. E isso desagradou a Igreja. Galileu foi condenado pela Inquisição, por heresia, primeiro privadamente, em 1616, e depois, num julgamento público, em 1633. Para se salvar, teve que se retratar. Desde então, existe o mito de que ele teria dito, sobre a Terra, ao se afastar da mesa onde assinara sua retratação: “Mas que ela gira, gira”.

Fonte: Jornal “O Globo”, 1/8/2009