Fechar menu lateral

Bandeira Brasileira na Faculdade de Engenharia

De forma a valorizar a missão da Faculdade de Engenharia e seu compromisso com o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico do Brasil , recuperando uma tradição existente na antiga sede da Escola de Engenharia situada à Rua Visconde de Mauá 300 (João XXIII), a Faculdade de Engenharia passa a contar, a partir de hoje, quarta-feira, dia 22 de julho de 2009, com um mastro em sua fachada principal, no qual a Bandeira Brasileira será asteada todas as quintas-feiras.

Enquanto estudantes, professores, servidores, cidadãos, povo e nação somos muito melhores que a maioria da classe política brasileira marcada pelo patrimonialismo, nepotismo e fisiologismo.

A nossa bandeira é uma lembrança de valores como democracia, liberdade, respeito à diversidade, profissionalismo com o ensino e a pesquisa, e o respeito à educação pública.

Um pouco da história deste símbolo nacional:

A Bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.