Fechar menu lateral

As novas Engenharias

Quem presta vestibular e Pism no final do ano na UFJF poderá contar com cinco novas possibilidades de ingresso. A Faculdade de Engenharia aprovou a oferta, já para o primeiro semestre do próximo ano, dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de robótica e automação industrial, engenharia de telecomunicações, engenharia de energia e sistemas eletrônicos. A previsão é que cada graduação tenha duração de cinco anos e abra cerca de 36 vagas, exceto engenharia mecânica (50). No entanto, para que os novos cursos se tornem realidade, ainda é preciso que o Conselho de Graduação (Congrad) e o Conselho Superior (Consu) discutam a viabilidade das propostas e batam o martelo sobre o assunto.

De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia, Júlio Teixeira, o processo deve ser finalizado, no máximo, até 25 de agosto. Isso porque é importante que os vestibulandos pensem na escolha de uma dessas carreiras antes do início das inscrições para o concurso 2010, previstas para 31 de agosto. “Temos confiança que o Congrad e o Consu aprovarão os novos cursos, fundamentais para o desenvolvimento de Juiz de Fora, da Zona da Mata e do Brasil, uma vez que não é possível termos um parque industrial de primeira linha sem a presença de engenheiros bem formados e formados nas modalidades necessárias à sociedade.”

O curso de engenharia de telecomunicações seria o segundo público de Minas Gerais, uma vez que, atualmente, somente a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) oferece a graduação, segundo anuário do Ministério da Educação 2009. Já a aprovação da engenharia mecânica é esperada com ansiedade por toda federal, como explica Júlio, porque estaria programada desde a década de 50. “O curso foi criado, pela primeira vez, em 1953, pela antiga Escola de Engenharia de Juiz de Fora com o objetivo de começar a funcionar em 1955. Com o suicídio do presidente Vargas, em 1954, e a consequente descontinuidade política, foi cancelado em janeiro de 1955.”

Reuni
A oferta de novos cursos pela Faculdade de Engenharia faz parte da programação de ampliação da UFJF no próximo ano, conforme preconiza a adesão da instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo federal. Outros novos cursos, de outros departamentos e institutos, podem ser anunciados no próximo mês, no documento final de expansão da federal em 2010.

Fonte: Tribuna de Minas, 21/07/2009