Fechar menu lateral

Arquitetura e Engenharias: Consulta pública

Após levantamento nos bancos de dados do Ministério da Educação (MEC), constatou-se a existência de numerosas denominações para os cursos de Engenharia. Com o auxílio de profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas, um estudo aprofundado desenvolveu uma proposta de nomenclatura que adapta todas as denominações atualmente existentes em 22 cursos.

Realizado esse trabalho, essa Consulta Pública tem como objetivo submeter ao conhecimento da sociedade os seguintes documentos:

1. Convergência de Denominação (De → Para): http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/convergencia_denominacao.pdf

2. Referencial dos 22 cursos de Engenharia: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/referenciais2.pdf

O documento Convergência de Denominação (De → Para) apresenta o nome atual dos cursos e a sugestão de enquadramento na nomenclatura a ser adotada doravante. O Referencial descreve sucintamente, para cada curso, o perfil do egresso, os temas abordados na formação, as áreas de atuação, a infraestrutura recomendada e a legislação pertinente.

De acordo com Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares de Engenharia, no artigo 6º, todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade. O núcleo de conteúdos básicos versará sobre os seguintes tópicos: Metodologia Científica e Tecnológica; Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. Uma vez atendido esse núcleo básico comum, nos descritivos, serão mencionados apenas os conteúdos profissionalizantes de cada curso.

A realização da Consulta Pública encerra o trabalho e busca a contribuição dos mais variados setores da sociedade. As contribuições à consulta pública devem ser enviadas até o dia 31 de julho, por meio do formulário de avaliação (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/formulario_avaliacao.doc), para o endereço eletrônico:

referenciais.sesu@mec.gov.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Palavras-chave: Educação superior, consulta pública, referênciais nacionais, cursos, graduação de engenharia.

Fonte: MEC/SESu, Segunda-feira, 29 de junho de 2009