Fechar menu lateral

Pesquisa – Perfil do ciclista em Juiz de Fora

A bicicleta é um meio de transporte barato, que não polui o meio ambiente e que a cada dia ganha mais adeptos

Um meio de transporte barato e que não polui o meio ambiente. A bicicleta ganha adeptos. Uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quer identificar o perfil dos ciclistas.

Juiz de Fora tem cerca de 500 mil habitantes e, aproximadamente, 155 mil veículos circulam pelas ruas. Números que crescem a cada ano. E os congestionamentos também. Medidas para melhorar o trânsito precisam ser tomadas. Isto é consenso entre todos. Para alguns, uma alternativa seria a bicicleta, um meio de transporte barato, que não polui e ainda faz bem à saúde.

Esta é a opinião, por exemplo, do professor José Alberto Castanõn, da Faculdade de Engenharia da UFJF. Ele coordena uma pesquisa que busca traçar o perfil do ciclista em Juiz de Fora. A pesquisa será realizada até setembro. Por enquanto, 200 questionários já foram respondidos. Um levantamento inicial aponta: 85% dos usuários desse meio de transporte em Juiz de Fora são homens; 45% ganham entre um e cinco salários mínimos; 51% dos entrevistados utilizam a bicicleta para ir trabalhar e 75% afirmam que a falta de infraestrutura dificulta o uso do veículo na cidade.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do Clube do Pedal. Luiz Fernando Cigani é um apaixonado por bicicleta e incentivador do hábito de pedalar. Segundo ele, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 18 artigos citam os direitos e deveres do ciclista. Mas é de responsabilidade do município regularizar estas normas.

De acordo com o subsecretário de Nobilidade Urbana, Carlos Eduardo Meurer, existe uma proposta de construção de uma ciclovia na Zona Norte de Juiz de Fora e outra na cidade alta. A ideia é trabalhar com circuitos regionalizados em áreas com maior demanda. Mas ainda não há data definida para a realização destes projetos.

Quem quiser participar da pesquisa desenvolvida pelo professor da UFJF pode responder o questionário pela internet clicando em: http://www.bicicletas.ufjf.br/.

Fonte: MGTV, 2a Edição, 26/06/2009.