Coletânea “Juiz de Fora para sempre” nesta quarta-feira, dia 24

Professor Júlio Sampaio

Nesta quarta-feira, o professor Júlio César Ribeiro Sampaio, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta o primeiro trabalho da coletânea “Juiz de Fora para sempre”. Trata-se de um cartaz com imagens de 20 imóveis tombados pelo patrimônio cultural da cidade. Entre eles, estão o Antigo Mercado Municipal, a estação Central, a estação Mariano Procópio e a Villa Iracema. O lançamento acontecerá na palestra “O Ensino da Conservação nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo”, às 15h, na sala 4118 da Faculdade de Engenharia. No evento, os cartazes serão distribuídos gratuitamente.

Segundo Júlio, idealizador e coordenador do projeto, “Juiz de Fora para sempre” configura-se como um inventário arquitetônico do patrimônio de Juiz de Fora, sendo uma conseqüência das atividades da disciplina Técnicas Retrospectivas II, ministrada por ele. Nesta disciplina, grupos com cerca de cinco alunos escolhem uma edificação tombada da cidade e desenvolvem trabalhos visando a sua preservação. Júlio explica que, para chegar ao resultado final, os alunos têm que fazer várias pesquisas: “eles resgatam fotos e plantas, reconstituem a história do imóvel, buscam informações técnicas e analisam suas condições atuais. Posteriormente, eles fazem propostas de conservação.” O material dos alunos é editado e integra o banco de dados da disciplina.

É com base neste material que o projeto se desenvolve. Será publicada, de dois em dois anos, um livro com 20 edificações tombadas de Juiz de Fora. A primeira edição está prevista para o início de 2010. Nos intervalos entre as edições, será produzido um material para divulgar os imóveis que integrarão as publicações futuras, como cartazes, camisetas e postais. De acordo com Júlio, a cidade possui cerca de 160 edificações tombadas, e os alunos já trabalharam com 51 delas. “O projeto não se restringe ao seu papel acadêmico. Ele vai além: divulga a importância da preservação do patrimônio da cidade, sendo um instrumento de educação patrimonial para toda a sociedade juizforana”, destaca.

Professor Jorge Arbach

O projeto foi desenvolvido em parceria com o arquiteto e artista gráfico, e também professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Jorge Arbach. Jorge é o responsável pela editoração visual do material. Para ele, o material alternativo, produzido nos intervalos das publicações, possibilita uma aproximação maior com a sociedade. “Os postais e os cartazes possuem uma linguagem mais popular e atraem mais a atenção do cidadão comum. Há um senso mais estético e afetivo. Pequenas peças, que cativam o olhar, despertam o senso crítico, e as pessoas começam a se sentirem responsáveis pelo patrimônio”, afirma. Além disso, Arbach, vê o trabalho como uma forma de retribuir as conquistas que a cidade lhe possibilitou em 32 anos. “Juiz de Fora sempre me encantou. Agora posso retribuir com meu trabalho”, comemora.

Outras informações:
(32) 2102-3403 – Departamento de Arquitetura