Aprovado – Reestruturação da Engenharia Elétrica e a criação da Engenharia Mecânica

Na quarta-feira, dia 10 de junho, o Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia aprovou a reestruturação do curso de Engenharia Elétrica e a criação do curso de Engenharia Mecânica.

1.
O curso de Engenharia Mecânica oferecerá 50 vagas declaradas já no próximo vestibular. Os alunos terão entradas semestrais, entrando 25 alunos no primeiro semestre e 25 alunos no segundo semestre.

O curso terá formação generalista focado em projetos de máquinas, máquinas térmicas e processos de fabricação mecânica.

O curso terá 196 créditos de disciplinas obrigatórios, 16 créditos de disciplinas opcionais, 180 horas de estágio profissional e 240 horas para desenvolver o Trabalho Final de Curso em um total de 3600 horas de atividades, distribuídas ao longo de 5 anos.

2.
O curso de Engenharia Elétrica passa a oferecer 210 vagas já no próximo vestibular, divididas em cinco diferentes áreas de atuação profissional do engenheiro eletricista da seguinte forma:

Energia = turno noturno = 36 vagas declaradas e 6 vagas não declaradas;
Robótica e Automação Industrial = turno diurno = 36 vagas declaradas e 6 vagas não declaradas;
Sistemas Eletrônicos = turno diurno = 36 vagas declaradas e 6 vagas não declaradas;
Sistemas de Potência = turno diurno = 36 vagas declaradas e 6 vagas não declaradas;
Telecomunicações = turno diurno = 36 vagas declaradas e 6 vagas não declaradas.

O curso terá 226 créditos de disciplinas obrigatórios, 160 horas de estágio profissional e 100 horas para desenvolver o Trabalho Final de Curso em um total de 3790 horas de atividades, distribuídas ao longo de 5 anos nos cursos diurnos e de 6 anos no curso noturno.

O curso de Engenharia Elétrica passará a contar com dois coordenadores, um do turno diurno e outro do turno noturno.

Assim, a Faculdade de Engenharia passa a oferecer nos Programas de Ingresso 2010 os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (60 vagas), Engenharia Civil (100 vagas), Engenharia de Produção (60 vagas), Engenharia Elétrica/Energia (42 vagas), Engenharia Elétrica/Robótica e Automação Industrial (42 vagas), Engenharia Elétrica/Sistemas Eletrônicas (42 vagas), Engenharia Elétrica/Sistemas de Potência (42 vagas), Engenharia Elétrica/Telecomunicações (42 vagas), Engenharia Mecânica (50 vagas) e Engenharia Sanitária e Ambiental (40 vagas).