Fechar menu lateral

Nesta segunda, 18 horas, no saguão da Reitoria: exposição Santos Dumont

Promover o justo reconhecimento a uma das maiores personalidades da história brasileira e popularizar o acesso à ciência e tecnologia. Essa é a proposta da exposição “Passo a passo, salto a salto, vôo a vôo: o cientista Santos Dumont” que será inaugurada nesta segunda-feira, dia 8 de junho, às 18 horas, no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A exposição surgiu, em 2006, para comemorar o centenário do vôo do 14-Bis e do Demoiselle, em 2007, e é fruto da parceria desenvolvida entre o Centro de Documentação Histórico da Aeronáutica (CENDOC) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST-RJ). Em 2009, uma parceria estabelecida entre o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da UFJF e o MAST viabilizou a vinda da exposição, que passou por algumas cidades do interior de São Paulo antes de chegar a Juiz de Fora. Essa é primeira de uma série de exposições do MAST, que serão expostas na UFJF.

A exposição “Passo a passo, salto a salto, vôo a vôo” exibe ao público réplicas de documentos e imagens que são vestígios importantes da vida desse personagem quase mítico da nossa história, Alberto Santos Dumont. Contudo, uma das principais propostas da exposição é divulgar a imagem de Santos Dumont enquanto cientista. O vôo do 14-Bis só pode ser realizado pela sólida formação técnica e científica do aviador .

A vinda da exposição “Passo a passo, salto a salto, vôo a vôo: o cientista Santos Dumont” foi uma iniciativa do diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, Luis Carlos Tonelli, e do Coordenador do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, Paulo Noronha. Segundo o coordenador Paulo Noronha, a exposição em homenagem a Santos Dumont permite que o público acompanhe a evolução da tecnologia em relação ao desenvolvimento da aerodinâmica e da aeronáutica. A parceria instituída entre o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da UFJF – antigo Museu da Faculdade de Engenharia, e o MAST pretende popularizar o acesso da população ao conhecimento científico e tecnológico.