5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá levar os alunos do primeiro período à barragem de Chapéu d’Uvas, localizada a 33 km da nascente do Rio Paraibuna. A visita acontece às 8h na próxima sexta-feira, dia do Meio Ambiente. Além desta data, há um motivo a mais para comemorar. No mesmo dia, o curso completa um ano de criação.

A iniciativa foi da Coordenação do curso e da Direção da Faculdade de Engenharia. A visita técnica, que será acompanhada pela diretoria do Cesama e pelos professores Homero, Fabiano Leal e Maria Helena, marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente, em que os alunos dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo foram estimulados a refletir sobre os impactos de suas profissões no Meio Ambiente.

Segundo o professor Fabiano Leal, vice-coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, o objetivo é aproximar os estudantes do contexto do curso. “Esse é um momento oportuno para que os alunos do primeiro período tenham mais contato com as questões ambientais e de saneamento”, afirma. “Além disso, é uma forma de comemorar o primeiro aniversário do curso”, complementa.

Segundo ele, a represa de Chapéu d’Uvas foi escolhida para o passeio devido às características de sua criação. “Chapéu d’Uvas foi criada com o propósito de regularizar a vazão do rio Paraibuna e, com isso, diminuir a inundação em áreas urbanas. A represa é uma unidade que interliga muito bem as ideias de saneamento e meio ambiente”, destaca.

A criação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

A ideia de criar o curso já existia na Faculdade de Engenharia da UFJF, mas não havia sido efetuada devido à inexistência de apoio institucional, que somente surgiu em 2007. No dia 5 de junho de 2008, o Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia aprovou a criação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. A primeira turma ingressou em março desse ano.

Segundo o diretor da Faculdade de Engenharia, em um ano, o curso se estruturou e obteve sucesso. “Embora seja recente, o curso é favorecido principalmente porque possui uma equipe de professores motivados e capacitados que já atuavam em outros cursos de Engenharia”, ressalta.

O curso dura 5 anos e tem caráter multidisciplinar. O profissional pode atuar nas áreas de Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental, desenvolvendo projetos para melhorar e monitorar as condições sanitárias e atuando no controle da poluição, entre outras ações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFJF, 3/6/2009