Fechar menu lateral

Pesquisa – UFJF monitora água do Rio Paraibuna

Diagnóstico de poluição

Avaliar a qualidade das águas do Rio Paraibuna para propôr alternativas de despoluição do curso d’água. Esse é o objetivo central da pesquisa que está sendo realizada pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia da UFJF. Conforme o coordenador do estudo, professor José Homero Pinheiro Soares, a análise é feita a partir da coleta de água do rio e de oito sub-bacias: os córregos Humaitá, Carlos Chagas, São Pedro, Tapera, Matirumbide, Yung, Independência e Ipiranga.

“Nestas amostras, monitoramos alguns parâmetros, como temperatura, ph, condutividade elétrica e demanda bioquímica de oxigênio, que informam as condições da água. Esses dados alimentam um modelo matemático, por meio do qual conseguimos obter cenários e prognósticos. O resultado desse estudo deve ser usado para subsidiar políticas de gestão do recurso hídrico”, explica o pesquisador. Ele lembra que o Paraibuna recebeu classificação 3, em uma escala de poluição que varia de 1 a 4. “O nível de poluição é elevado, mas com intervenções saneadoras, é possível melhorar a qualidade da água.”

José Homero informa que a pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, que disponibiliza barcos, equipamentos de segurança e pessoal para a coleta das amostras e medição da vazão do Paraibuna. A expectativa é de que o estudo, iniciado em abril, seja concluído em 18 meses.

Fonte: Tribuna de Minas, 27/05/2009