Fechar menu lateral

Engenharia Mecânica da UFJF

Hoje, dia 26 de maio, os professores Romir Soares e Marcos Borges deram amplo conhecimento à comunidade da Faculdade de Engenharia do projeto do curso de Engenharia Mecânica da UFJF, que começa a funcionar em março de 2010. Todos estão convidados a dar contribuições e sugestões que melhorem o projeto.

O curso de Engenharia Mecânica da UFJF propõe-se a formar profissionais com conhecimentos relacionados aos mais variados ramos das ciências físicas e da matemática, capazes de responder às exigências atuais e às tendências futuras da indústria.

As funções do engenheiro mecânico abrangem um vasto campo de atividades científicas e tecnológicas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a fabricação e o controle de sistemas mecânicos e seus componentes: máquinas hidráulicas e elétricas; máquinas operatrizes e suas ferramentas; sistemas de controle hidráulico, pneumáticos e mecânicos.

O curso de Engenharia Mecânica da UFJF terá uma formação generalista, ou seja, sem uma ênfase específica, mas abordando os principais eixos da formação de um engenheiro mecânico:
– Projeto de Máquinas;
– Máquinas Térmicas;
– Processos de Fabricação.

O ingresso no curso de Engenharia Mecânica será através do Vestibular e do PISM 2010 da UFJF, modalidade vaga declarada, com 50 vagas distribuídas em 2 entradas semestrais de 25 vagas cada.

O tempo previsto para conclusão do curso será de 5 anos. Entretanto será permitido um tempo máximo de 9 anos para a conclusão do curso. O horário de funcionamento do curso será prioritariamente vespertino, ou seja, de segunda à sexta-feira das 13 às 18 horas.

O projeto político-pedagógico final do curso, já incorporadas as contribuições e sugestões, será analisado em reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia marcada para o início do mês de junho.