Fechar menu lateral

Engenharia Mecatrônica do Ifet Sudeste de Minas

No próximo semestre, Juiz de Fora contará com um curso de graduação em engenharia mecatrônica, oferecido pelo campus local do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Ifet), antigo CTU. O curso, que engloba conhecimentos em mecânica, informática e elétrica, irá absorver 35 alunos nesta etapa inicial, os quais precisam ser aprovados pelo vestibular convencional, que será realizado no dia 12 de julho. As inscrições poderão ser feitas pela internet, entre 1º e 14 de junho, ou na sede do instituto, no período de 8 a 10 de junho, das 9h às 19h.

Segundo o chefe do Departamento de Mecânica do Ifet Juiz de Fora, professor Francisco Clarete Pereira Vieira, “o novo curso representa um avanço muito grande para a cidade”, principalmente por ter sido configurado com um perfil diferenciado dos demais existentes no país. “O nosso objetivo foi reunir todas as áreas relacionadas à mecatrônica, para formar um profissional bem completo. Os nossos estudantes, além de mecânica, informática e elétrica, serão instruídos nos campos da robótica, eletrônica, gerenciamento e empreendedorismo.”

O diretor geral do instituto, Paulo Rogério Guimarães, explica que o curso está associado a novas tecnologias, e, por isso, os profissionais poderão atuar, por exemplo, com automação de equipamento e processos. De acordo com Clarete, o mercado de trabalho local já exige especialistas em mecatrônica e tem potencial para absorvê-los. “Nossas empresas estão se modernizando, e outras, como Arcelor e Mercedes-Benz, já trabalham com processos na área.”

Processo seletivo
O processo seletivo para mecatrônica será semestral, constituído por prova objetiva e redação, e os candidatos poderão aproveitar o resultado do Enem. Das 35 vagas, 50% serão reservadas a quem cursou integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. A taxa de inscrição varia de R$ 5 a R$ 80.

Outros cursos
O campus local do Ifet também oferecerá os cursos inéditos de técnico de secretariado e eletrônica, sendo que o primeiro integra o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O segundo, assim como os de técnico em design de móveis, turismo, mecânica, transações imobiliárias e informática, faz parte do exame de seleção habitual da instituição, cujas inscrições serão abertas em junho.

– Detalhes no site www.ctu.ufjf.br ou pelo telefone 4009-3087.

Fonte: Tribuna de Minas, 23/05/2009