Fechar menu lateral

Reestruturação: Engenharia Elétrica

Em 2009, o curso de Engenharia Elétrica da UFJF ofereceu 90 vagas declaradas (VD) nos Programas de Ingresso. Destas, 60 vagas eram no turno diurno e 30 vagas, no turno noturno.

Caso a proposta venha a ser aprovada, no próximo Programa de Ingresso da UFJF, o de 2010, o curso de Engenharia Elétrica deverá oferecer um total de 210 vagas de ingresso, a saber, 180 vagas declaradas (VD) e 30 vagas não declaradas (VND), estas com acesso ao curso de Engenharia Elétrica após o aluno tornar-se Bacharel em Ciências Exatas.

As 210 vagas de Engenharia Elétrica serão oferecidas com ênfase ou habilitações em cinco diferentes áreas:
– Eletrônica = 36 VD + 6 VND = 42 vagas;
– Energia = 36 VD + 6 VND = 42 vagas;
– Robótica e Automação Industrial = 36 VD + 6 VND = 42 vagas;
– Sistemas de Potência = 36 VD + 6 VND = 42 vagas;
– Telecomunicações = 36 VD + 6 VND = 42 vagas.

As ênfases em Eletrônica, Robótica e Automação Industrial, Sistemas de Potência e Telecomunicações serão oferecidas no turno diurno. Já a ênfase em Energia será oferecida no turno noturno.

Do primeiro ao sexto período, o curso deverá ter uma estrutura única. Nos 7o e 8o períodos, o curso se dividirá em duas estruturas independentes, uma para Energia, Robótica e Automação Industrial e Sistemas de Potência; e a outra para Eletrônica e Telecomunicações. Nos dois últimos períodos, o curso funcionará com cinco estruturas independentes, uma para cada ênfase ou habilitação oferecida. Nos próximos anos, as ênfases ou habilitações poderão se transformar em cursos diferentes, com autonomia acadêmica e administrativa.

O projeto político-pedagógico será apresentado pelo coordenador do curso, professor André Marcato, na próxima reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia, marcada para o início de junho.