FORMAÇÃO DO FUTURO por Luis Bevilacqua – JF – 19/05/2008

I. Mobilidade profissional: O jovem egresso da Universidade vê-se diante de várias opções de trabalho que não se conformam aos padrões tradicionais.

II. Novas demandas da sociedade versus profissões não regulamentadas: Algumas das novas profissões não são regulamentadas, nem se encaixam nas definições clássicas.

III. Especificidade da demanda de mercado versus perfil do profissional: Não é mais possível formar um profissional pronto ou quase pronto para enfrentar os problemas práticos. As empresas são diversificadas, têm seus instrumentos próprios de trabalho.

IV. A organização curricular com ênfase nas ciências básicas: O conhecimento gerado a partir de pesquisas no campo das chamadas ciências básicas tem uma taxa de obsolescência muito mais reduzida do que as disciplinas profissionais.

V. Oportunidades de negócios versus perfil do profissional: Historicamente, tem ocorrido um estrangulamento na oferta de empregos e a alternativa de se começar mini-empresas ou negócios individuais torna-se uma possibilidade importante e única em muitas situações.

VI. Ampliar o currículo básico em extensão e profundidade no que diz respeito à Informática, Computação Científica, às Ciências Naturais, às Ciências de Engenharia e à Matemática;

VII. Estruturar o currículo profissional de modo a atender as demandas das tecnologias modernas e emergentes e incorporar disciplinas que permitam uma inserção mais rápida dos formandos na sociedade moderna.

VIII. Incorporar disciplinas como a História da Ciência, História da Tecnologia e História do Pensamento Contemporâneo com o intuito de desenvolver a capacidade crítica no exercício da atividade profissional e da cidadania.

IX. Estimular e desenvolver nos estudantes as habilidades de descobrir, inventar e sistematizar, características respectivamente das Ciências Naturais, das Engenharias e das Matemáticas;
Individualizar, ainda que parcialmente, o currículo de modo que o aluno possa desenhar sua formação profissionalizante de acordo com sua vocação e suas aspirações.