Fechar menu lateral

Anfiteatro Christiano Degwert – Uma homenagem

Christiano Degwert nasceu na cidade de Juiz de Fora, no dia 26 de novembro de 1891, no Bairro Baixo Borboleta.

Em 1914, aos 23 anos, foi um dos seis primeiros formandos da primeira turma de Engenheiros de Obras Públicas da Escola de Engenharia de Juiz de Fora, sendo que, posteriormente, assume a Secretaria da Escola de 1914 a 1923.

Lecionou diversas disciplinas como Medidas Elétricas e Magnéticas; Estações Geradoras; Transferência de Energia Elétrica; Aplicações Industriais da Eletricidade; e Eletrotécnia Geral, sendo um entusiasta das aulas práticas de laboratórios, os quais ajudou a criar e nos quais lecionou durante toda sua vida.

Foi diretor da Faculdade de Engenharia nos períodos de 1924 a 1930 e de 1933 a 1959.

Em 1935, os diretores de estabelecimentos de ensino superior da cidade, em representação ao Secretário de Educação do Estado, Dr. José Olindo de Andrade, sugeriam a aquisição pelo estado de vasta área de terreno no Alto dos Passos, de propriedade do Dr. Benjamin Colucci, para nela ser construída a cidade universitária. Assinaram o documentos os diretores dos seguintes estabelecimentos: Escola de Engenharia, Dr. Christiano Degwert; Faculdade de Medicina, Dr. Hermenegildo Villaça; Faculdade de Direito, Dr. Antônio Augusto Teixeira; Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Dr. Clóvis Jaguaribe; e Faculdade de Pedagogia, Josué Cardoso da Fonseca (Coleção Paulino de Oliveira, 2009).

Em 1953, retoma o projeto de criação de uma Universidade agora com o nome de Universidade do Trabalho. Christiano Degwert faz o planejamento físico da área, o plano dos cursos a serem criados, os projetos arquitetônico, estrutural e de instalações dos novos prédios, além de orçamento detalhado para a construção, a serem submetidos ao presidente Getúlio Vargas. Com o suicídio do presidente Vargas, em 1954, o projeto perde o impulso.

Em 1959, afasta-se por motivo de saúde que prolonga-se até sua aposentadoria compulsória, em 1961, quando completa 70 anos de idade. Assim, após 48 anos de magistério e 17.304 dias de trabalho deixa a Faculdade de Engenharia da Universidade de Juiz de Fora, da qual foi um dos fundadores em 1914.

Nas atas da Escola de Engenharia de 1952 a 1955, deixa registrado suas idéias, seus projetos e sua visão de futuro.

Como uma forma de resgatar e valorizar a memória da história da Faculdade de Engenharia, a Direção propõe que o Anfiteatro Principal passe a se chamar Anfiteatro Christiano Degwert, uma homenagem a um homem que foi criticado em seu tempo por defender a criação de uma Universidade, quando muitos eram contra a união das escolas isoladas. O professor Christiano Degwert faleceu aos 72 anos, no dia 9 de junho de 1964.

PORTARIA no 04/2009 – de 20 de maio de 2009. Anfiteatro Cristiano Degwert.
O DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, usando das atribuições que lhe confere o Art. 26 do Regimento Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora, e considerando a importância do resgate e valorização da história da Faculdade de Engenharia, resolve denominar “ANFITEATRO CHRISTIANO DEGWERT” o Anfiteatro Principal da Faculdade de Engenharia. FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 20 de maio de 2009.

Prof. Júlio César Teixeira
Diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF