Palestra com o Prof. Luis Bevilacqua – “A Universidade num Tempo de Choque Cultural”.

No dia 19/05, às 10h00, no Anfiteatro do ICE, o Prof. Luis Bevilacqua, professor emérito da COPPE – UFRJ e ex-reitor da UFABC, proferirá, a convite da Engenharia Computacional, uma palestra na Faculdade de Engenharia da UFJF, intitulada:

“A Universidade num Tempo de Choque Cultural”

Resumo:

O avanço extraordinário da ciência e da tecnologia nestes últimos cem anos infelizmente não tem sido acompanhado pela atualização da universidade. A estrutura acadêmico-pedagógica da universidade é incompatível com a dinâmica atual do conhecimento, tanto em termos de uma nova convergência temática de pesquisa científica para formar novos poços de conhecimento como em termos de um novo projeto curricular para proporcionar às novas gerações os instrumentos necessários para se conduzirem numa era de mutações imprevisíveis.

As dificuldades em se estabelecer os novos modelos não justificam a imobilidade da universidade que aparentemente permanece na clássica atitude de preservar nichos de conhecimento que já deram excelente contribuição no passado, mas precisam ser revistos dentro de um perspectiva de “nova ciência” referida frequentemente como interdisciplinar.

A lentidão dos processos de evolução do sistema universitário é incompatível com as descontinuidades do conhecimento e dos processos de formação que caracterizam a onda de choque cultural por que passamos. Coragem, ousadia, humildade, reflexão e muito trabalho são ingredientes absolutamente necessários para vencer essa singularidade dos tempos atuais, em que passado atropela o presente e quer se intrometer pelo futuro, sem sermos esmagados e ficarmos irrecuperavelmente na esteira da ciência e da tecnologia, mais uma vez e talvez por incontáveis gerações.