Parque Científico e Tecnológico de JF

O resultado do estudo de viabilidade técnica de implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora aponta tanto para sua necessidade quanto para as áreas potenciais – eletro-eletrônica, biotecnologia e leite e derivados. A conclusão foi apresentada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Paulo Augusto Nepomuceno na sexta-feira passada, 8 de maio. A solenidade, que marcou os 14 anos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), foi realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e contou com a participação de diversas autoridades e representantes da sociedade.

Com relação ao parque tecnológico, o Secretário Paulo Nepomuceno destaca que após a conclusão dos estudos, a próxima etapa será a de definição do local de instalação. “São poucas as chances de que a área escolhida seja em outra cidade, devido a uma questão fundamental, que é a proximidade com os demais parceiros, empresas, universidades e institutos de ciência e tecnologia”, disse.

O argumento também foi sustentado pelo Subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juiz de Fora, Jackson Fernandes Moreira Júnior, que participou da apresentação do resultado, realizada na quinta-feira passada. “A parceria entre a Prefeitura e a Universidade são fundamentais para que o parque tecnológico feche o ciclo que une geração de conhecimento, inovação, emprego e renda” , disse.

Para o Secretário adjunto Evaldo Vilela, a conjunção de forças – Prefeitura, Governo do Estado, Universidade – demonstra que é chegada a hora de implantar o Parque Tecnológico, que abre oportunidade de inserção de todos os envolvidos no desenvolvimento regional. Ele destaca ainda que o Governador Aécio Neves quer ênfase na área da inovação, ciência e tecnologia e ensino superior, além do fortalecimento da Fapemig, que independente dos reflexos da crise internacional, vai continuar a receber o repasse de 1% do orçamento do estado. “Minas se prepara para ser líder na área de inovação e ensino superior”, afirma.

Para o Gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Anísio Viana, os projetos confirmam a inserção social da Universidade e são de fundamental importância para a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFJF, 11/05/2009