Matrículas no 3º grau

O Censo da Educação Superior 2007 mostrou o aumento de 4,4% no ingresso de alunos, em 2007, em instituições federais. Estudo indicou ainda que vagas ociosas são estrondosas no país: mais de 1,3 milhão. Minas Gerais se destaca com três instituições: Unipac, UFMG e PUC Minas.

Apesar do aumento no ingresso de alunos, o estudo mostra que apenas uma minoria da população tem acesso às instituições públicas do país. Dos 4,8 milhões de alunos matriculados em 2007, apenas 25,4% ocupam vagas em universidades gratuitas. Minas Gerais aparece em destaque neste cenário: a UFMG está entre as 25 instituições de ensino superior do Brasil que mais receberam matrículas.

A maior concentração de estudantes está na rede particular, que reúne 3,6 milhões de alunos. Segundo o censo, a Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac), de Barbacena, na região central de Minas Gerais, é a quinta do país em número de matrículas com 57.291 estudantes. No ranking das 30 maiores universidades, entre públicas e particulares, a PUC Minas também não fica para trás. Ela aparece em 11º lugar, com 30,8 mil alunos. Já a UFMG, que está em 25ª colocação, teve 22.336 estudantes matriculados.

O censo ainda aponta um aumento no número de vagas ofertadas. Em 2007, havia 4,8 milhões de matrículas – 194,3 mil a mais que no ano 2006. As instituições privadas são responsáveis pelo maior crescimento, + 5 %. No entanto, a elevação do total de vagas não resultou em aumento proporcional na quantidade de ingressos, o que resultou numa explosão de vagas ociosas. Ao todo, 21% das vagas estavam vazias em 2007. Em todo o Brasil, foram registradas 1.341.987 vagas desocupadas, sendo 97% delas na rede privada. O menor índice de vagas ociosas foi observado nas universidades federais, a saber, 3.400 vagas ou 0,5% do total de vagas das IFES.

Dois pontos importantes são a queda na concorrência do vestibular (de 8,9 para 8,3 candidatos por vaga nas IFES) e o aumento de matrículas no período noturno (+ 5,7% de 2007 em relação a 2006).

Fonte: INEP – MEC (2008)