Novo modelo de Vestibular

Quem vai realizar o vestibular da UFJF no final do ano poderá substituir a nota obtida na primeira fase do concurso pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato terá a opção de escolher o melhor desempenho entre os dois testes e validá-lo para disputa a uma vaga na segunda etapa. A utilização do Enem, entretanto, será uma alternativa, de forma que é obrigatória a realização dos primeiros testes do vestibular. A alteração na seleção de alunos foi a terceira aprovada somente este ano para o vestibular, tendo sido votada, na tarde de ontem, pelo Conselho de Graduação (Congrad). Com isso, a UFJF adere ao projeto do Ministério da Educação (MEC) de utilização do Enem nas avaliações das federais, mesmo não optando por nenhum dos quatro modelos anteriormente sugeridos pelo Governo federal. “O Congrad deliberou por uma proposta nova, diferente, para interferir o mínimo possível na preparação dos vestibulandos este ano. O aluno agora terá o Enem como alternativa, e só ganha com isso” ressaltou o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone.

Este modelo aprovado ontem, entretanto, só deve valer para o próximo concurso, realizado no final do ano. A intenção da universidade, como ressaltou Magrone, é repensar a proposta do Governo federal no próximo ano, e possivelmente aproveitar o exame nacional de outra forma. “Essa seria a proposta mais viável, devido ao tempo que o MEC nos forneceu para discussão. Não poderíamos ter votado uma mudança mais significativa praticamente às pressas. Ano que vem, será outro clima, outra atmosfera. Ao mesmo tempo, com essa aprovação, conseguimos manter viva a discussão interna de que a UFJF está empenhada em reestruturar e repensar o modelo de vestibular vigente.” A deliberação do Congrad agora segue para reafirmação no Conselho Superior (Consu), em data ainda não marcada, e precisa chegar ao Ministério da Educação até o dia 30 de abril.

Enem reformulado
Só valerá como substituto da primeira fase do vestibular da UFJF o resultado obtido pelo aluno no Enem 2009, já agendado para os dias 3 e 4 de outubro. Isso porque o exame será reformulado este ano, mesclando a avaliação já cobrada das capacidades analíticas e interpretativas do estudante com os conteúdos do ensino médio. O teste terá 200 questões de múltipla escolha, avaliando os candidatos com questões de linguagens (que incluem português, inglês e redação), matemática, ciências humanas e ciências da natureza. A nota obtida na redação, entretanto, será descartada pela UFJF, já que, na instituição, esse tipo de avaliação não é cobrado. “Não há prejuízo algum para o aluno com a mudança aprovada hoje pelo Congrad. O Enem é uma boa prova e ficará ainda melhor. O candidato poderá, inclusive, utilizar a nota do Enem no vestibular da UFJF e também no de outras instituições que já adotam o exame”, complementou o coordenador de Graduação, Wilhelm Passarella.

Aprovação
Os representantes dos colégios públicos e particulares de Juiz de Fora, escolhidos para defender a posição das escolas na reunião do Congrad, aprovaram a alternativa escolhida pela instituição para ingresso no projeto do Governo federal. “Dentro de todas as possibilidades que tinha, a UFJF adotou a melhor saída. Não prejudicará os alunos, já que somente houve ampliação das possibilidades. Foi uma decisão inteligente”, ressaltou o diretor de ensino do Cave, Nelson Ragazzi. Opinião compartilhada pela representante da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, Maria Célia Barbosa: “Já preparamos nossos alunos para o Enem, porque algumas particulares já o adotam. Chega em muito boa hora essa notícia. Com ela, aumentaremos a chance de ingresso deles dentro do nosso município.”

Fonte: Tribuna de Minas, 24/04/2009