Fechar menu lateral

Tecnologia – Usinas de Reciclagem de Entulhos

Weverton Vilas Boas
Diretor da Urbel e presidente municipal do PR

Experiências em outros municípios provam que é possível transformar os resíduos da construção civil em agregados reciclados, utilizando-os na fabricação de bloquetes para calçamento, blocos de vedação, guias para meio-fio ou como sub-base de pavimentação de vias, drenos, camadas drenantes e material de enchimento de rip-rap.

A implantação das estações de reciclagem de entulho, objetivando a adoção de uma política ambiental politicamente correta, possibilitaria ainda o fomento das políticas sociais de geração de emprego e renda.

Em Belo Horizonte, por exemplo, verifica-se uma bem-sucedida parceria do poder público com organizações e empresas, que desenvolvem o Programa Ecobloco, que, em uma só iniciativa, implantam os conceitos como reciclagem, inclusão social e empreendedorismo. No programa, ex-moradores de rua ganham a vida transformando entulho em artefatos de concreto em uma das três estações municipais de resíduos da construção civil. Os ecoblocos, cuja qualidade é bem aceita por comerciantes do setor, são certificados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Com um custo baixíssimo na implantação e na sua manutenção, o ecobloco faz parte do programa de inclusão produtiva da Prefeitura da capital, contando ainda com apoios de entidades como o Sebrae, a Cemig, a Associação dos Catadores de Papel e a UFMG. E, no seu primeiro ano, recebeu financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, porém atualmente o programa tem autossustentabilidade com excelentes resultados.

Produzir e utilizar o ecobloco em Juiz de Fora, fabricando-o em usinas de reciclagem de entulhos e restos de obras, numa conjugação da proteção ambiental com a inclusão social de trabalhadores, através da utilização de técnicas modernas com materiais pré-fabricados e linha de montagem em série, poderá baratear também os custos de produção de unidades habitacionais pela Prefeitura.

Nesse sentido, a administração municipal deve preocupar-se em dotar a cidade de uma política eficiente de gerenciamento e reaproveitamento de resíduos sólidos, principalmente da construção civil, o que permitirá a diminuição drástica do volume desse material que é desperdiçado e a não eclosão de um novo embate envolvendo a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o Ministério Público e a Polícia do Meio Ambiente com a interdição dos locais de bota-fora de entulhos.