Fechar menu lateral

Regras para TFC ou TCC

Todos os cursos de graduação da Faculdade de Engenharia (Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Sanitária e Ambiental; e Engenharia Computacional) exigem trabalho final de curso ou trabalho de conclusão de curso (TFC ou TCC), de acordo com o estabelecido em seu projeto político-pedagógico. É importante destacar:

 

1- O TFC é uma atividade de síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

 

2- O TFC pode ser um experimento, estudo teórico, estudo de caso, desenvolvimento de projeto, ou estudo de problema ligado à área do curso em que se está graduando.

 

3- O TFC é obrigatório para a integralização dos cursos e não pode ser substituído por outra atividade.

 

4- Podem ser professores orientadores de TFC todos os professores efetivos do curso, e em alguns casos os professores substitutos desde que autorizados pelo Colegiado do Curso.

 

5- O TFC só pode ser realizado pelos alunos que tiverem concluído pelo menos 180 (cento e oitenta) créditos, ou seja, 80% dos créditos obrigatórios do curso.

 

6- O TFC é uma atividade de caráter individual e pressupõe a elaboração de uma monografia ou projeto de acordo com o formato estabelecido pelo Colegiado do Curso.

 

7- Para a realização do TFC, o aluno deve requerer junto à Coordenação de Curso, no período de matrículas do calendário oficial da UFJF, matrícula na disciplina “Trabalho Final de Curso ou Trabalho de Conclusão de Curso”, juntamente com o aceite do professor orientador sugerido por ele, em formulário específico fornecido pela Coordenação.

 

8-  Cada aluno poderá escolher o professor orientador do seu TFC.

 

9- O número máximo de orientados simultaneamente por professor orientador é de 3 (três) alunos, respeitadas as determinações dos Colegiados de Curso.

 

10- A banca examinadora é constituída por, no mínimo, três examinadores tendo o professor orientador como seu presidente.

 

11- A nota final do trabalho será dada pela média aritmética das notas parciais conferidas pelos examinadores após a defesa pública, sendo o valor mínimo de 60 (sessenta) pontos para aprovação.

 

12- Cada curso possui normas específicas para o desenvolvimento do trabalho final de curso. Consulte o Coordenador do seu Curso.